Apresentado logotipo do Sínodo para a Amazônia

A REPAM-Brasil divulgou na manhã de sexta-feira (08/08), durante a apresentação do Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia, o logotipo que deve acompanhar todo o processo Sinodal. Criado pelo artista baiano Aurélio Fred, do Ateliê 15, a proposta busca traduzir o espírito do Sínodo e o que se espera dele.

Arte elaborada no Brasil e aprovada para uso na Amazônia

“A base para a logo é uma folha, que nos aponta para toda a biodiversidade presente na Amazônia. O movimento dela também nos lembra o fogo, uma chama, que é ação do Espírito agindo neste momento da história na Igreja e na Amazônia. A folha, por sua vez, não tem um traçado simples que aponta para uma única direção, mas traz a trama de uma cesta indígena, recordando a cultura das populações tradicionais, a força, o trabalho e o sentido de unidade. Unidade, aqui, de toda a Pan-Amazônia, lembrada nas cores das bandeiras dos países que a compõem, não tendo uma cor ou bandeira que prevaleça sobre a outra. No centro, um rio que une toda a região, com seus afluentes e bacias, símbolo também do caminho, motivação do tema do Sínodo, e que passa pela cruz, nossa identidade de Igreja e de cristãos”.

O logotipo do Sínodo para a Amazônia obteve a aprovação da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, em Roma, e será utilizado para a difusão do material de divulgação do evento e do Documento Preparatório no território amazônico.