Área Missionária Santíssima Trindade é instalada em Ananindeua

Fotos: Luiz Estumano.

A Área Missionária Santíssima Trindade, localizada no bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, foi instalada na noite da última quinta-feira, 19, com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares, pelo clero arquidiocesano e padres missionários redentoristas.

A Área Missionária Santíssima Trindade está situada atrás da área da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e estende-se até a comunidade quilombola do Abacatal e será administrado pelo padre Beijamin Menegolla, da congregação do Santíssimo redentor.

A Arquidiocese de Belém firmou um convênio com os padres missionários redentoristas nesta quinta-feira, 19, para a administração da área. A congregação também é responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro do Telégrafo, desde 1947.

A congregação do Santíssimo Redentor realiza, a alguns anos, um serviço de evangelização. O padre Edézio Borges, provincial da congregação, explica sobre o processo: “iniciar um trabalho é uma das nossas funções. Nós trabalhamos como missionários assim buscando levar a evangelização, onde ela ainda não está acontecendo. E, aqui é um lugar típico, onde tem uma população grande, um padre sozinho atendendo e umas 30 comunidades então não tinha condições de fazer uma evangelização real, por isso fizemos um acordo com a Arquidiocese. E nós colocamos aqui dois padres para fazer um trabalho de evangelização”, finaliza o sacerdote.

Dom Alberto Taveira Corrêa presidiu Missa de Instalação.

O eixo condutor do plano pastoral da Arquidiocese de Belém é a missionaridade, como destaca Dom Alberto: “No plano pastoral da Arquidiocese de Belém nós temos um fio condutor: missão. Missão quer dizer que nós devemos chegar a todos os recantos. Jesus deu uma tarefa para a Igreja: levar a boa nova até os confins da terra”, explica.

O Arcebispo de Belém ainda ressalta que a missão da Igreja é que a evangelização chegue a todas as pessoas. “Os confins da terra para nós, aqui, são os limites  da nossa Arquidiocese.E nós devemos levar a boa nova, devemos ampliar os braços da Igreja para que alcancem a todas as pessoas e todos possam conhecer o nome de Jesus. Então a criação dessa área missionária tem essa ligação com a perspectiva missionária da Igreja”, conclui Dom Alberto.

Com a criação da nova área missionária, a Arquidiocese totaliza 94 paróquias, sendo cinco áreas missionárias (quase paróquias): São Paulo Apóstolo, São Clemente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Francisco do Murinim.

Para o padre Benjamin Menegola, administrador da área Missionária, a evangelização é um grande desafio dividido em etapas: “A evangelização é sempre um desafio, porque você chegar até as pessoas você tem que achar uma forma, um método que a pessoa se abre, que a pessoa tenha confiança, que a pessoa sinta a presença de Deus nas pessoas que vão fazer a missão, então esse é o desafio”.

De acordo com o administrador da nova área o objetivo é a formação de comunidades para suscitar o espírito missionário da população da região. “Um dos objetivos fundamentais nossos é formar comunidades, comunidades eclesiais missionárias. Então por isso que nós queremos também que o povo seja missionário. A gente tem aquela ilusão que os missionários chegam pra resolver tudo, não. Nós temos que criar essa mentalidade que o povo é a Igreja e o povo vai fazer essa igreja e o povo vai evangelizar as pessoas, que moram ao seu redor e próximo. Então por isso nós queremos transformar essa futura paróquia ou futuras paróquias em paróquias missionárias”, enfatiza o sacerdote Benjamin Menegola.

Com a nova área missionária, a Arquidiocese totaliza 94 paróquias, sendo cinco áreas missionárias .

A nova área missionária Santíssima Trindade foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Auxiliadora e possui as comunidades: São José operário, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Sagrada família, Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Bom Jesus Menino, Nossa Senhora da Conceição e Santa Rita.

Os grupos de famílias são uma das formas de evangelização utilizadas para alcançar todas as pessoas presentes nessas nove comunidades como lembra o padre Antônio Zanini, também responsável pela área e que vai auxiliar o padre Benjamin nessa missão.

A Santíssima Trindade faz parte da Região Episcopal Menino Deus, que já conta com as 13 paróquias: Área Missionária São Paulo Apóstolo, Área  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã, Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos e São Pio X.