Arquidiocese de Belém celebra Corpus Christi

Foto: Luiz Estumano

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (31) a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importante para os católicos, onde o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, exaltado pelos fieis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Este ano a solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Belém terá um momento solene com a presidência do Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 7h da manhã, na Igreja mãe da Arquidiocese, Catedral Metropolitana. No decorrer do dia, as demais paróquias da Arquidiocese realizarão Missa e Procissão de acordo com programação de cada uma.

Ainda na Catedral, após a Missa, haverá procissão com Santíssimo Sacramento, que passara pelas ruas Padre Champagnat, Tomásia Perdigão, Largo de São João, Joaquim Távora, Siqueira Mendes e Igreja do Carmo. Haverá também Adoração ao Santíssimo Sacramento das 14h às 18h e Santa Missa às 19h.

Dom Alberto celebrará Santa Missa também na inauguração do Seminário Monsenhor Edmundo Igreja, às 10h, e na Paróquia do Santíssimo Sacramento, às 19h. Já os Bispos Auxiliares celebrarão Missa solene de Corpus Christi. Dom Irineu Roman, celebrará às 7h, na Igreja de São Sebastião (Icoaraci) e Dom Antônio de Assis Ribeiro celebrará 19h, na Paróquia São Marcos, em Marituba.

PROGRAMAÇÃO DAS DEMAIS PARÓQUIAS DA ARQUIDIOCESE

DESTAQUE PARA:

A Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus reunirá todas as paróquias da região na Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo (conj. Sideral – Parque Verde) com Santa Missa e Instituição e Renovação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, às 9h.

Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo; Paróquia São Miguel Arcanjo; Paróquia Coração Eucarístico de Jesus; Paróquia de Nossa Senhora de Lordes; Paróquia Nossa senhora do Bom Remédio; Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz; Paróquia Santa Edwiges; Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro; Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tenoné); e Paróquia Santo Antônio de Pádua.

DESTAQUE PARA:

Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças; Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Paróquia Divina Misericórdia; Paróquia São Francisco de Assis – Icoaraci; e Paróquia Nossa Senhora do Livramento estarão reunidas:

7h – Santa Missa celebrada por Dom Irineu Roman
Local: Praça da Igreja de São Sebastião (Orla), logo após procissão até a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora da Graças.

Paróquia Santa Bárbara
17h – Procissão com saída da Capelinha de Santa Bárbara até a Matriz, na chegada Santa Missa e renovação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Santa Rosa de Lima
7h30 – Santa Missa, em seguida a Procissão no entorno da igreja.

Paróquia de Santa Luzia – Jurunas
7h – Santa Missa na Capela São Benedito (Timbiras), seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Matriz;
19h – Santa Missa na Matriz

Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz
19h – Missa na Matriz.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer)
8h – Santa Missa

Paróquia São José de Anchieta
18h – Santa Missa em seguida Procissão com o Santíssimo

Paróquia São Lucas Evangelista
7h – Santa Missa, após a celebração Procissão ao redor da Igreja Matriz

Paróquia Santíssimo Sacramento
17h – Procissão da Capela Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
19h – Missa com Dom Alberto Taveira Corrêa, Sede Capela São Francisco de Assis

Paróquia Menino Deus
7h – Santa Missa – Na Passagem Santa Fé – Bairro Boa Vista
Após a Missa Procissão do Santíssimo Sacramento em direção a Praça matriz de Marituba.

Paróquia Santíssima Trindade
8h – Missa na Igreja do Rosário, após a Missa Procissão para Paróquia da Santíssima Trindade, na chegada terá Adoração até as 12h
16h ás18h – Adoração
18h – Missa Solene

Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro (cabanagem)
19h – Procissão e Santa Missa

Paróquia Santo André Apóstolo (Coqueiro)
18h30 – Procissão e Santa Missa

Paróquia Nossa Senhora do Carmo- (Benevides)
18h – Santa Missa na Capela do Convento das Dorotéias, após a Missa Procissão para Paróquia e Coroação de Nossa Senhora.

Paróquia Imaculada Conceição- (Castanheira)
7h – Missa na Quadra D, Gleba I, após a Missa Procissão para Paróquia

Paróquia São Geraldo Magela
17h30 – Adoração ao Santíssimo
18h – Missa Solene e Procissão

SERVIÇO:

Missa e Procissão de Corpus Christi, quinta-feira (31), às 7h, na Catedral Metropolitana de Belém.