Arquidiocese de Belém comemora o 1º ano do XVII CEN

Na segunda-feira (21), a Arquidiocese de Belém comemora o primeiro aniversário de realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreu capital paraense de 15 a 21 de agosto de 2016. O momento festivo será na Catedral Metropolitana de Belém, situada na praça Frei Caetano Brandão, onde haverá Missa em Ação de Graças, às 19h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman, acompanhados do Clero Arquidiocesano.

A Rede Nazaré de Televisão transmitirá a Celebração Eucarística ao vivo pelo canal digital 30.1, Youtube: TV Nazaré ao vivo e Portal Nazaré.

EXPOCEN 2016 – Memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional

Após a Santa Missa será lançada a EXPOCEN 2016 – Memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional, com fotografias, símbolos, objetos litúrgicos e paramentos utilizados durante o congresso.

O CEN2016 foi voltado para Amazônia, à realidade e tradição do seu povo. A inspiração para os objetos litúrgicos e os paramentos foram a Samaumeira, grande árvore nativa da região, o açaí, vitórias régias e as águas barrentas dos rios da Amazônia.

Durante a exposição também será lançado um livro com as memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016, com 438 fotos e relatos do evento.  A aquisição poderá ser feita na hora. O Arcebispo de Belém estará autografando a obra.

A exposição ficará aberta na Catedral de Belém, de 21 de agosto a 3 de setembro, de terça-feira a domingo, das 16h às 21h, no salão dos Pontificais.

Histórico

O ano de 2016 foi emblemático para a cidade de Belém pelo transcurso dos seus 400 anos. Nas origens da fundação da capital do Pará, estão também as origens da presença da Igreja e da sua participação na evangelização da Amazônia. Outro feito importante em 2016 foi o XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016, evento que transformou Belém na capital Eucarística do Brasil.

A Arquidiocese de Belém do Pará foi agraciada pela presença do Legado Pontifício, cardeais, arcebispos e bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, pessoas de vida consagrada e uma multidão de leigos e leigas, fiéis que chegaram à cidade como peregrinos da Eucaristia. A Semana Eucarística Missionária colocou em destaque a consciência da Eucaristia, o bem mais precioso da Igreja. Levando os fiéis a aprenderem mais e a vivê-la como Sacrifício, Comunhão e Presença Real. Uma manifestação viva de Nosso Senhor.

CEN2016

O XVII Congresso Eucarístico Nacional reuniu mais de um milhão de pessoas de diversas partes do Brasil para viver a Festa da Eucaristia, tudo isso graças ao trabalho realizado pela Comissão Central: Presidente, Secretário Geral e executivo; Secretaria administrativa do CEN2016, cinco Comissões Executivas; 17 Comissões de equipes de trabalho, as Paróquias de Belém, o Clero Arquidiocesano e cerca 3.500 voluntários.

Assim, a Igreja de Belém cumpriu sua missão de mostrar ao Brasil a fé e a força do trabalho missionário realizado na Amazônia e a Arquidiocese de Belém do Pará orgulha-se em dizer que o CEN2016 foi um grande presente para Belém nos seus 400 anos de fundação e de Evangelização e para todos os católicos do Brasil.

O CEN2016 contou com o lançamento da Marca, Concurso do Hino, Selo, Aplicativo, Exposição de Arte Sacra. A programação durante o evento teve celebrações, procissões e adorações eucarísticas; jornadas pastorais, confissões e pregações; palestras, oficinas,  shows e muitas outras ações que fizeram a Amazônia mais Eucarística e Missionária.

Próxima edição Congresso Eucarístico Nacional

Para a próxima edição do CEN, em 2020, foi eleita a Arquidiocese de Olinda e Recife que sediará de 12 a 15 de novembro a 18ª edição.

Histórico do Congresso Eucarístico Nacional

Um Congresso Eucarístico Nacional foi realizado pela primeira vez em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard e é um momento de convergência das pessoas que professam a fé católica na realidade da Eucaristia e que desejam dar testemunho público de fé.
No Brasil, a realização dos congressos teve início em 1933, em Salvador (BA). O último foi realizado em Belém, em 2016, nas comemorações dos 400 anos da capital paraense com o tema “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

Serviço:
Missa em Ação de Graças pelo primeiro ano CEN2016, exposição e lançamento de livro do CEN2016
Dia: 21 de Agosto
Hora:19h