Arquidiocese de Belém é homenageada na Assembleia Legislativa do Pará

Foto: Site Assembleia Legislativa do Pará.

Na manhã da última segunda-feira, 30, a Arquidiocese de Belém foi homenageada com sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) por ocasião dos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará.

Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém; o cônego Roberto Cavalli Jr., cura da Igreja da Sé, membros da Arquidiocese e da Alepa compuseram a mesa no plenário Newton Miranda. A sessão foi de autoria da deputada Nilse Pinheiro, aprovada em Sessão Deliberativa por unanimidade.

A deputada explica que a sessão solene foi organizada como forma de agradecimento a dedicação e a missão da Arquidiocese de Belém no estado do Pará.

“A gente pensou em fazer essa homenagem em retribuição a tantos benefícios  que a Igreja Católica tem trazido para região metropolitana sobretudo de fazer agora seu júbilo de 300 anos da Arquidiocese e homenagear os bispos, os nossos padres .Tendo a oportunidade também, sobretudo, que a Assembleia Legislativa faça essa articulação, faça essa homenagem através de medalhas, certificação. Então pra nós é uma honra muito grande. Parlamento em nome do nosso deputado presidente, doutor Daniel, está fazendo essa homenagem nessa valorização da Arquidiocese de Belém. Sem dúvida nenhuma nós temos certeza que é esse que é o caminho. O caminho da congregação, é o caminho da unidade, é o caminho do amor, é o caminho da paz e essa transmissão que a Igreja Católica traz para todos nós paraenses”, conclui a deputada Nilse.

Para Dom Irineu Roman o momento é de gratidão. “Nós acolhemos com muita alegria esta homenagem que a professora Nilse propôs juntamente com a Assembléia Legislativa do Estado do Pará na comemoração dos 300 anos da Diocese de Belém, porém a evangelização na Amazônia chegou a mais de 400 anos atrás quando os missionários, vindo, sobretudo, da Europa e de outros países do mundo, que aportaram e se embrenharam floresta a dentro, zarparam pelos rios da Amazônia levando o evangelho, a palavra de Deus,trabalhando na área da educação, da saúde, abrindo obras sociais e construindo igrejas realizando um imenso trabalho que continua até hoje. E, hoje, nós nos sentimos gratos a todo esse trabalho sobretudo dos nossos antepassados: bispos, arcebispos, religiosos, religiosas, padres, leigos e leigas que deram muito e contribuíram muito e ainda contribuem muito para que essa evangelização possa chegar a toda a Amazônia”.

“Com toda a nossa vivência de fé, nós lembramos a memória, a identidade e a missão da Igreja lembrando assim todo o trabalho realizado tanto na evangelização como o trabalho social, cultural que a Igreja tem grande importância e relevância então por isso é um momento importante. Também ver que a sociedade civil olha para esse momento como um momento de ação de graças, como um momento importante da vida da sociedade de Belém e do Pará e de toda a Amazônia”, ressalta o cônego Roberto Cavalli Jr sobre a realização da sessão.