Arquidiocese de Belém instala Área Missionária Santíssima Trindade

Nesta quinta-feira, 19, a Arquidiocese de Belém realiza a instalação da Área Missionária Santíssima Trindade, localizada na Rua Amor Perfeito, nº 37, Águas Brancas, em Ananindeua, com celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém, e pelos padres redentoristas e da Região Episcopal Menino Deus. Na ocasião também estarão presentes os sacerdotes Santísismo Redentor (Redentoristas), o padre Antônio Zanini e o padre Beijamin Menegolla, que será o administrador da nova área.

O terreno da Área Missionária Santíssima Trindade está situado atrás da área da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e estende-se até a comunidade quilombola do Abacatal e será administrado pelo padre Beijamin Menegolla.

O convênio entre a Arquidiocese de Belém e os Padres Missionários Redentoristas também será assinado no dia 19, pela parte da tarde, e à noite haverá a Missa de Instalação e a posse do administrador. Em Belém, a congregação também é responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro do Telégrafo, desde 1947.

Com a criação da nova área missionária, a Arquidiocese totaliza 94 paróquias, sendo cinco áreas missionárias (quase paróquias): São Paulo Apóstolo, São Clemente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Francisco do Murinim.

Área Missionária Santíssima Trindade

A nova área missionária será desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Auxiliadora e terá as comunidades: São José operário, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Sagrada família, Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Bom Jesus Menino, Nossa Senhora da Conceição e Santa Rita.

A Santíssima Trindade pertencerá a Região Episcopal Menino Deus, que já conta com as 13 paróquias: Área Missionária São Paulo Apóstolo, Área  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã, Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos e São Pio X.

Região Episcopal Menino Deus

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese de Belém, criada em 1991, pelo então Arcebispo Dom Vicente Joaquim Zico.

A Região já foi desmembrada duas vezes, a primeira em 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo e a segunda em maio deste ano, para criação da Região Nossa Senhora do Ó. O Padre Ederaldo da Mata Silveira é o Vigário Episcopal da Região Menino Deus, que conta com 14 paróquias.

As paróquias são divididas em oito Regiões Episcopais (Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Sant’Ana, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, São Vicente de Paulo, São João Batista) que atendem a grande Belém (distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara).

A Arquidiocese de Belém é a terceira criada no Brasil e atualmente conta com o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, os Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 235 sacerdotes, 190 diáconos, 94 paróquias divididas em oito Regiões Episcopais.

Serviço:

Missa de Instalação da Área Missionária Santíssima Trindade