Arquidiocese de Belém nos últimos preparativos para abertura do Ano Jubilar

Fotos: Arquidiocese de Belém.

No próximo dia 22 de fevereiro, a Arquidiocese de Belém celebra seus 300 anos de Diocese, com a abertura do Ano Jubilar, em uma cerimônia realizada na Arena Guilherme Paraense – “Mangueirinho”, a partir das 16h, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Como tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e o lema “Ide e anunciai…” (Mc 16, 15),  a solenidade será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil e contará com a presença dos Bispos do Pará e do Amapá e todas as forças vivas da Igreja de Belém.

Na ocasião, as paróquias e as áreas missionárias irão apresentar estandartes com os seus respectivos padroeiros e/ou padroeiras para mostrar e fazer memória da identidade como Igreja de Belém.

Cada uma das sete regiões episcopais com suas respectivas paróquias terá uma camisa com uma cor específica para abrilhantar o momento festivo e acolher com alegria o terceiro centenário da Diocese.  As camisas podem ser adquiridas nas secretarias paroquiais.

A Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus será representada pela cor laranja. Já a região Menino Deus terá uma camisa personalizada com a cor azul e a região episcopal Sant’Ana com a cor verde. Branca, vermelha, roxo açaí e amarela são as cores das respectivas regiões episcopais: Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo. Confira, ao final do texto, as paróquias que pertencem as regiões episcopais.

A programação iniciará a partir das 17h e em seguida, às 19h ocorrerá a Santa Missa. A solenidade do dia 22 é um momento para celebrar os 300 de anos de missão e evangelização da Igreja na Amazônia. Ao longo deste período, a Diocese vem cumprindo a sua missão de evangelização a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo como uma Igreja discípula, missionária e profética alimentada pela palavra de Deus e da Eucaristia.

Para monsenhor Raimundo Possidônio, coordenador de pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, os fiéis devem acolher a solenidade como muita alegria e unidade. “A Igreja é comunhão e participação! Logo, todos os que participam do Povo de Deus pelo Batismo e pela missão devem se envolver de algum modo para manifestarem sua adesão e sintonia de fé. Todos unidos para manifestar nosso louvor, gratidão e renovar a missão!”.

Cada Região Episcopal será representada por uma cor.

A Arquidiocese de Belém celebra seus 300 anos de Diocese no dia 04 de março, entretanto a celebração será realizada no dia 22 de fevereiro para a Igreja de Belém viver este momento festivo em unidade com a Santa Sé por ocasião da Festa da Cátedra de São Pedro. Esta data remonta do século IV e celebra a autoridade do Apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja. A expressão “cátedra” significa assento ou cadeira.

A autoridade do Papa é fundamentada pela Sagrada Escritura como pode ser observado no Evangelho de São Mateus 16, 18-19: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Jesus Cristo escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma da infalibilidade, este próprio da Igreja que é infalível, porque a alma da Igreja é o Espírito Santo, o Espírito da verdade.

Ainda este ano irão acontecer várias programações comemorativas ao Jubileu como celebrações, publicações e eventos.

Regiões Episcopais:

– Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus – cor laranja:

Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Paróquia Arcanjo São Miguel, Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Paróquia Santa Edwiges, Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus – Tenoné, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Paróquia São José de Anchieta e Área Missionária São Clemente.

– Região Episcopal Menino Deus – cor azul:

Área Missionária São Paulo Apóstolo, Paróquia Bom Pastor, Paróquia Menino Deus, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Marituba, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Nossa Senhora do Ó, Paróquia Sagrado Coração de Jesus -Distrito Industrial, Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Júlia Seffer, Paróquia Santa Bárbara, Paróquia Santa Rosa de Lima, Paróquia Santíssimo Sacramento – Marituba, Paróquia São Marcos, Paróquia São Pedro Pescador e Paróquia São Pio X

– Região Episcopal Sant’Ana – cor verde:

Paróquia Sant’Ana da Campina, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Jurunas, Paróquia Santíssima Trindade, Paróquia Nossa Senhora da Graça – Catedral Metropolitana de Belém, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha, Paróquia Santa Luzia, Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Paróquia São José – Doca, Paróquia São Judas Tadeu, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Reitoria Nossa Senhora das Mercês e Reitoria São João Batista

– Região Episcopal Santa Maria Goretti – cor branca:

Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré), Paróquia Santa Maria de Belém, Paróquia Santa Maria Goretti, Paróquia Santo Antônio do Tucunduba, Paróquia São Domingos de Gusmão, Paróquia São José de Queluz, Paróquia São Miguel Arcanjo e Paróquia São Pedro e São Paulo.

– Região Episcopal Santa Cruz – cor vermelha:

Paróquia Imaculada Conceição (Castanheira), Paróquia Jesus Ressuscitado, Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Paróquia Sagrada Família, Paróquia Santa Cruz, Paróquia São Benedito, Paróquia São Francisco Xavier, Paróquia São Geraldo Magela, Paróquia São João Paulo II, Paróquia São Jorge, Paróquia São Raimundo Nonato, Paróquia São Sebastião e Reitoria Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

– Região Episcopal São João Batista – cor roxo açaí:

Paróquia Divina Misericórdia, Paróquia Jesus Bom Samaritano, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci), Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Paróquia São Francisco das Ilhas, Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci), Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, Paróquia São Francisco de Assis (Tapanã), Paróquia Nossa Senhora da Imaculada da Conceição (Outeiro) e Paróquia Santa Teresa de Calcutá.

– Região Episcopal São Vicente de Paulo – cor amarela:

Paróquia Cristo Peregrino, Paróquia Cristo Rei, Paróquia Divino Espírito Santo, Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, Paróquia Santa Paula Frassinetti, Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas), Paróquia Santíssimo Redentor, Paróquia Santo André Apóstolo, Paróquia Santo Inácio de Loyola, Paróquia São José Operário, Paróquia São Lucas Evangelista Paróquia São Vicente de Paulo.