Arquidiocese lança o jubileu de 300 anos da Diocese de Belém do Pará

Foto: Luiz Estumano.

Dia 1º de maio de 1906 a Diocese de Belém do Pará foi elevada à Arqudiocese de Belém, um dos mais siginificativos momentos históricos para a Igreja Católica de Belém, com sede na capital do Estado do Pará. Constituída como Arquidiocese, é sede de Província Eclesiástica, a maior província amazônica, tendo 14 circunscrições em dois Estados:    Pará e Amapá.

A atual configuração da Arquidiocese de Belém não pode ser considerada sem levar em conta o relevo histórico que é a sua jornada enquanto foi uma diocese.

E é exatamente esse o resgate histórico que a Arquidiocese irá promover a partir do próximo dia 22 de novembro de 2018. Nessa data, em meio à reunião com o clero arquidiocesano, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, irá anunciar oficialmente como decorrerrá esse tempo espacial de celebração da vida da Igreja na Amazônia ao longo de três séculos de existência, como instrumento de evangelização do povo amazônida.

A história da Arquidiocese de Belém perpassa a jornada de outras igrejas que foram criadas a dela própria, conforme explicara já anteriormente o Arcebispo Dom Alberto.

"A nossa Igreja é sede da Província Eclesiástica. Temos uma história, Bispos, sacerdotes, religiosas, religiosos, missionários…tantas pessoas nesta nossa Amazônia. E pensar que até o final do século 19 a Arquidiocese ou Diocese de Belém compreendia toda a Amazônia. Daqui nasceram as outras igrejas, Prelazias, Dioceses, Arquidioceses, como a de Manaus, e também de Porto Velho; tudo nasceu desta igreja de Belém. Nós temos uma historia, nós não nos inventamos. Nós somos responsáveis por guardar uma herança”, observa o Arcebispo.

A herança da igreja de Belém vem desde a fundação da cidade e do início da Evangelização na Amazônia, fato de mais de 400 anos de história.

Dinâmica, a atual Arquidiocese renova-se constantemente e atualmente tem sete Regiões Episcopais, 89 paróquias, 226 sacerdotes, 145 diáconos, movimentos e pastorais que, junto com o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e seus dois Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, assumem a missão de fazer da Igreja de Belém uma Igreja Viva.

300 anos – No dia 22, os presbíteros, “em unidade com a Arquidiocese de Belém, tanto no tema pastoral como na espiritualidade”, participam do lançamento jubilar  na Região Episcopal Sant`Ana. O encontro será Catedral Metropolitana de Belém, informa côn. Roberto Cavalli, coordenador da Pastoral Presbiteral.