Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio completa 90 anos

Fotos: Priscila Pinheiro.

Neste dia 13 de janeiro, a Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio celebra 90 anos de sua fundação com uma programação especial realizada na Capela do Pão de Santo Antônio, localizada no bairro do Guamá, em Belém.

A programação iniciou com celebração eucarística presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém. Para a presidente da Casa do Pão de Santo Antônio, Maria Rute Lobato, é gratificante comemorar 90 anos da Instituição, mas também é uma grande responsabilidade para continuar a missão com qualidade. “Hoje nós estamos muito felizes de poder estar comemorando os 90 anos, além de ser uma grande responsabilidade, porque tem que continuar e boa como sempre foi”, destaca a presidente.

Ainda de acordo com Maria Rute, ao longo dos 90 anos de existência a Associação Pia luta para manter seu serviço com firmeza. “É uma entidade sem fim lucrativos, a diretoria é formada por pessoas voluntárias, que não recebem nada e não são contratadas. São equipes unidas que amam o Pão de Santo Antônio e fazem o melhor e acho que em pouco tempo nós já fizemos assim bastante coisa, porque nós estamos correndo atrás, porque todo mundo ama o Pão de Santo Antônio e quer sempre ver o melhor”.

Celebração de 90 anos da Associação da Pia do Pão de Santo Antônio.

Na ocasião, A Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio realizou homenagens aos que contribuem para a realização da missão da Casa. Entre as homenageadas estava a Fundação Nazaré
Comunicação, representada pelo Diretor de Comunicação, Mário Jorge Alves, que recebeu a concessão do “Diploma de Amigo do Pão de Santo Antônio” pela colaboração que exerce frente a Instituição, em favor dos idosos.

O diretor recebeu o diploma e ressaltou a bela missão do Pão de Santo Antônio e a consonância com a missão da Fundação Nazaré. “Interessante a missão do Pão de Santo Antônio ela bate muito com a nossa missão de evangelização, na missão de acolher, na missão de levar a Boa Nova, na missão de incentivar principalmente as pessoas que estão nessas casas, muitas vezes esquecidas pelos seus parentes, pelos seus familiares. Na missão de evangelizar enquadra bem com a nossa missão da Fundação Nazaré de Comunicação”, explica Mário Jorge Alves.

Ele ainda lembra que a parceria Fundação Nazaré de Comunicação e Associação já é antiga. “Essa parceria que já se faz há bastante tempo, aqui eles nos acolhem, nos cedem a capela de vez em quando e a gente também divulga algumas ações do próprio Pão de Santo Antônio”, finaliza o diretor de comunicação.

Fundação Nazaré de Comunicação recebeu o “Diploma de Amigo do Pão de Santo Antônio”

Para o cônego Vladian Silva Alves, capelão do Pão de Santo Antônio, Deus está sempre olhando para a Instituição ao longo dos seus 90 anos de existência por meio da providência de unir tantas pessoas que acreditam nesta missão. Ele deseja que o vigor e a união pela missão continue.

“Hoje nós tivemos a possibilidade também de ter acesso a um pequeno histórico e ver desde o início da sua fundação com o desejo mesmo que tinha no coração daquelas que foram as fundadoras, dos frades, dos bispos e de tantos outros que aqui passaram. Ver que de fato Deus vai confirmando os passos. A avaliação certamente é a mais bela possível sabendo também do grande desafio que é manter uma instituição desse porte e com a qualidade que deseja ser para oferecer o melhor conforto, o melhor atendimento, o melhor cuidado aos nossos idosos”, avalia o cônego.