Belém realiza programação no Dia Nacional do Doador de Sangue

Foto: Luiz Estumano

O dia 25 de novembro é marcado como o Dia Nacional dos Doadores de Sangue e para celebrar a data, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove uma vasta programação com ações, caminhada e caravanas solidárias.

Neste sábado, 24, a programação inicia, em Belém, com as “Caravanas Solidárias da Doação de Sangue”, feirinha de instituições parceiras, parabéns aos doadores e atrações musicais. No dia 25 (domingo) acontece a “Caminhada pela Vida”, com concentração em frente a Fundação Hemopa, na Travessa Pe.Eutiquio, percorrendo cerca de  3,5 km até a Praça da República, onde serão realizadas coletas de sangue no horário de 8h às 13h.

Na segunda-feira, 26, será promovida a campanha “Instituição Cidadã- Todos doando sangue” e as caravanas solidárias, na sede Hemopa, no horário de 8h às 18h e nas Unidades de Coleta de um shopping localizado na BR 316 e do shopping localizado na Trav. Pe.Eutíquio, de 10h às 17h. E no dia 27, acontece o workshop “Capacitação com Hemoterapia”, destinado a profissionais da área da saúde, no auditório da Instituição, no horário de 8h às 12h.

O Hemocentro do Pará, assim como os outros hemocentros espalhados pelo Brasil, enfrenta as dificuldades com a insuficiência de estoque, chegando a 30% a menos da coleta aqui no Estado. O Hemopa atende cerca de 200 hospitais,
Atualmente a hemorrede estadual é composta por 44 unidades entre os Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; os Hemonúcleos de Altamira, Tucuruí, Abaetetuba, Redenção e Capanema e Agências Transfusionais, que corresponde a uma cobertura transfusional em torno de 90%, para uma população de 2,2%, que doa sangue regularmente, enquanto a média nacional é de 1.9%. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que entre 3% a 5% da população seja doadora freqüente.

Semana do Doador

Ainda no sábado, 24, ocorre a abertura da Semana do Doador 2018 com o tema “Salvar Vidas está no meu sangue” que segue até o dia 1º de dezembro com atividades, campanhas e caravanas solidárias.
Quem pode doar?

Os candidatos para doação precisam ter idade entre 16 a 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis legais), peso acima de 50 kg, bom estado de saúde e estar com documento de identificação oficial e original com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres com intervalo de três meses.

Para mais informações, clique aqui ou ligue: (91) 3224-5048.