Bragança realiza o 115º Círio de Nazaré

Foto: Divulgação.

A histórica cidade de Bragança, localizada no nordeste paraense, homenageia a Virgem de Nazaré com a realização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerado o terceiro maior evento religioso do Estado, neste domingo, 11 de novembro.

Este ano, a romaria chega a sua 115ª edição e reflete o tema “Mãe de Nazaré, ajuda-nos a sermos verdadeiros cristãos” e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). A procissão inicia na Igreja de São Benedito e segue em direção a Praça Central da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, com várias homenagens ao logo do percurso.  Na chegada haverá celebração eucarística.

O município já vive a programação da festa com visitas da Imagem Peregrina em vários locais, como a peregrinação nas dependências da Cúria da Diocese da cidade, realizada no último dia 6 e com procissões. No dia 4 foi realizada a Romaria dos Cavaleiros e no dia 6, os jovens bragantinos saudaram a Virgem de Nazaré com a Romaria da Juventude, que saiu de Baricuteua até a Catedral de Nossa Senhora do Rosário percorrendo cerca de dez quilômetros.

Os dias de festa são intensos com várias atividades até o domingo. Esta semana ainda acontecem mais quatro procissões: a Ciclo Romaria, o Círio Rodoviário, o Círio Fluvial e Trasladação.

A devoção do povo bragantino à Nossa Senhora de Nazaré se estende há mais de 100 anos e sempre no segundo domingo de novembro, os fiéis saem as ruas para homenagear a Virgem de Nazaré.

Serviço:

115ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Bragança
Data: 11 de novembro de 2018.
Saída: Igreja de São Benedito