Campanha da Fraternidade 2019 em sessão especial na Assembleia Legislativa

Fotos: Ozéas Santos.

Nesta segunda-feira, 8, ocorreu uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará em homenagem a Campanha da Fraternidade 2019 que aborda o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O objetivo do poder legislativo é promover e ampliar a discussão da sociedade sobre as políticas públicas. Estas consistem em ações da Nação, estados e municípios em prol da sociedade, previstas em leis e na Constituição Federal. Esta garante a participação da população no processo de elaboração e implementação das políticas públicas.

A sessão foi realizada no plenário Newton Miranda com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, religiosos, leigos, sociedade em geral, além de representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.

Sessão contou com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa

O Arcebispo de Belém destaca a importância da CF 2019 para a sociedade de modo geral. “A campanha da fraternidade, como eu direi nessa sessão, é uma campanha pela fraternidade, dirigida pela sociedade para sugerir novas práticas de um relacionamento de cidadania que seja mais respeitoso que se valorize a dignidade da pessoa humana”.

O presidente da ALEPA, Dr. Daniel Santos, parabeniza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema e enfatiza a importância da discussão do tema, a avaliação dos políticos e atenção a aplicação adequada dos recursos públicos.

A Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada em março e tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, como dito anteriormente, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).  Os temas das campanhas da fraternidade são escolhidos a partir de realidades vividas pela sociedade.

Para Dom Alberto Taveira Corrêa, a realização da sessão especial é um momento de reconhecimento da Igreja de Belém. “É com muita alegria que estou aqui em nome da nossa Arquidiocese e como Vice Presidente do Regional Norte 2 da CNBB. Alegramos muito o fato de que a Assembléia Legislativa nos acolha pra essa sessão solene e que reconheçam o trabalho que a Igreja  Católica tem feito na Arquidiocese, em nosso regional e no Brasil inteiro. Então é pra nós muito significativo o fato de participar desta sessão”.

A sessão especial alusiva a Campanha da Fraternidade 2019 foi proposta, em conjunto, pela deputada estadual Ana Cunha e pelo deputado Dirceu Ten Caten. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de promover ainda mais o entendimento sobre as políticas públicas.

Maria Lúcia Barbalho da Cruz, Conselheira Ouvinte do Tribunal de Contas do Município (TCM-PA) também esteve presente e explicou a atuação do órgão diante do tema da CF 2019. “Fomos até o Arcebispo nos colocar a disposição, porque o tema ‘políticas públicas’ é muito pertinente com a competência do Tribunal de Contas do Município, que fiscaliza os gastos públicos. Então nós queremos contribuir e fomentar a cidadania para que haja uma cobrança necessária da sociedade quanto à destinação desses recursos, que tem que ser feito com eficácia e com eficiência para atingir os mais vulneráveis”, concluiu.