
A Caritas Belém iniciou nos dias 21 e 22 de maio o Projeto “Aprender e semear a economia solidária”, com vistas a alcançar mais de 200 pessoas, com previsão para encerrar-se em setembro próximo. Trata-se de uma oportunidade que surge como uma resposta às demandas apresentadas pelo público atendido pela Caritas Belém que, diante da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, teve agravada a sua realidade de
vulnerabilidade. Ciente deste cenário, a Caritas desenvolve o referido projeto visando contribuir para o acesso à profissionalização e a redução das problemáticas sociais ocasionadas, sobretudo, pelo desemprego, tendo como público prioritário: mulheres, jovens e migrantes, de ambos os sexos.
O projeto objetiva promover a capacitação direta de 255 pessoas, abordando conceitos básicos de realidade de mercado e de economia em relação ao cenário atual, para o enfrentamento da pobreza e da exclusão social; desenvolvimento local, cidadania e ética; conceitos, estratégias, redes sociais, estudo de mercado e produtos; empreendedorismo econômico solidário e responsabilidade social; e ainda, conceitos de aproveitamento de recursos da natureza; elaboração do Plano de Negócio, e apresentação das boas práticas.
A capacitação dos participantes ocorre em encontros realizados no espaço da Faculdade Católica de Belém (Facbel), que apoia o projeto. Após a conclusão dos módulos formativos os participantes farão a multiplicação desse conhecimento, através de formação nas comunidades, em pelo menos 15 núcleos da Caritas implantados nas paróquias da Arquidiocese na Região Metropolitana de Belém, visando ampliar a oportunidade da qualificação, com orientações para a geração de renda, melhorando a autoestima das comunidades e contribuindo para a inserção do público envolvido no mercado de trabalho.
MATERIAL – Diácono Raimundo Nonato Santos, presidente da Caritas Arquidiocesana de Belém, informa que o curso modular poderá ser acessado depois para futuras capacitações. “Os encontros de capacitação estão sendo gravados em vídeos e serão disponibilizados para o acesso em plataformas digitais, para que outros interessados possam obter as informações compartilhadas”.
O projeto está sendo executado em parceria com alguns parceiros e convidados da Caritas, a saber: Faculdade Católica de Belém (Facbel), Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e também, a Caritas da Alemanha, através do Projeto Içá-Ação e Proteção, desenvolvido pela Caritas Belém, inserido no Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ).