Cáritas Belém promove ação online em combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Foto: Reprodução Facebook.

O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Cáritas Arquidiocesana de Belém está realizando uma programação de ações de forma online para informar e conscientizar a sociedade acerca da temática durante o mês de maio.

A campanha “Direitos em Ação: abuso sexual não!” consiste na divulgação massiva de informações relacionadas a violência sexual contra crianças e adolescentes por meio da publicação de Card's diários ao longo do mês de maio nas plataformas digitais. E visa sensibilizar a comunidade local para a importância do cuidado e proteção para as crianças e adolescentes.

Fabiane Barroso da Silva, assistente social da Cáritas Arquidiocesana de Belém e coordenadora do Projeto Içá – Ação e Proteção (no município de Belém), explica que algumas ações não podem ocorrer pelo contexto atual da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), mas destaca que o trabalho vem sendo feito de modo online.

“Infelizmente, dada a realidade de isolamento social, neste ano não poderemos realizar a Caminhada Faça Bonito, como no ano passado, onde o objetivo é sensibilizar a comunidade local para a importância do cuidado e proteção para nossas crianças e adolescentes. Neste cenário de pandemia, estamos ainda articulando outras ações possíveis de se desenvolver, mas ainda não confirmadas, até sábado terei este mapa geral”, explica a assistente social.

Os card’s da campanha são disponibilizados todos os dias nos canais de comunicação da Cáritas Belém e são compartilhados pelos seus vários parceiros como Núcleos da Cáritas Belém sediadas nas Paróquias da Arquidiocese, Pastoral da Criança, Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças, Fórum DCA, Fórum de Entidades Sociais, Movimentos de Escoteiros do Estado do Pará que ajudam na propagação da informação.

A Cáritas Belém desenvolve o projeto “Içá-Ação e Proteção” que visa o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. E promove atividades de sensibilização, formação e mobilização social para instrumentalizar pais, professores, líderes comunitários e a sociedade de modo geral para atuar que saibam dialogar com o público infanto- juvenil acerca da problemática.

O projeto também faz ações voltadas para os adolescentes e crianças com o objetivo de subsidiá-las com as informações necessárias para sua autodefesa, de forma que elas possam identificar situações de perigo e possam buscar socorro na rede de proteção.

Em 2020 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos de criação e o Plano Nacional de Enfretamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes completa 20 anos. E para a assistente social Fabiane Barroso esses são motivos para celebrar no percurso da inserção da temática na sociedade.

Ela ainda destaca que há um longo caminho a ser percorrido, mas a longevidade dessas ações são motivos para comemorar. “A exemplo da comemoração dos 30 anos do ECA e 20 anos do Plano Nacional de enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e Adolescentes neste ano, que reafirmam para toda a sociedade esse movimento de promoção dos direitos de crianças e adolescentes, sujeitos de direitos que são. Tais normativas reforçam os avanços obtidos no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em território nacional”, finaliza Fabiane.

Acesse as redes sociais da Cáritas Belém e acompanhe diariamente a publicação dos cartões informativos.