Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré |
Na noite da sexta-feira (26), na Basílica Santuário de Nazaré, o clima foi de expectativa com os últimos preparativos para a Santa Missa que marcou a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, a comemoração pela passagem do aniversário natalício do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que completa hoje 67 anos de vida, e também o lançamento do cartaz oficial do Círio 2017, na Praça Santuário.
Dentro da Basílica a redoma de vidro que recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido José de Souza no ano de 1700 foi instalada no presbitério. O Guarda de Nazaré, Edielson Danin, 44 anos, serve como voluntário há 19 anos e representou os mais de 1500 homens da guarda, ao retirar, emocionado, a imagem original do Glória.
A Imagem Original permanecerá no nicho até a próxima quarta-feira (31), quando será celebrada a Santa Missa da Coroação de Nossa Senhora, que encerrará as comemorações do mês mariano, e também marcará a passagem dos 11 anos da elevação da Basílica à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. Na ocasião a imagem será reconduzida ao Glória, no altar mor.
Do lado de fora, o painel com o cartaz oficial do Círio já estava instalado e a peça foi revelada em uma cerimônia após a missa. Na ocasião também foram assinados os termos de cessão de direitos autorais às Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN) pelo fotógrafo Roberto Porpino de Oliveira, que faz parte da Diretoria de Recursos Socioeconômicos e Filantrópicos da DFN e pela empresa Mendes Comunicação, que atua voluntariamente na produção de peças gráficas para o Círio de Nazaré. A primeira tiragem de cartazes foi distribuída aos fieis e a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é de que sejam impressos 900 mil exemplares deste que é um dos grandes ícones do Círio.
Descritivo do Cartaz do Círio 2017
O cartaz mostra pela primeira vez, com destaque, a bandeira do Pará. É forte a correlação entre a estrela solitária da bandeira paraense com a estrela de Belém, a Virgem de Nazaré, a padroeira dos paraenses, e com o próprio tema do Círio deste ano – Maria, Estrela da evangelização.
Afinal, vale lembrar que o Círio nasceu e cresceu no Pará. Pará e Círio são dois poderosos símbolos que se entrelaçam.
|