Casa do Diabético promove programação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Foto: Reprodução Google.

14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes e a Casa do Diabético, localizada na Travessa Mauriti, em Belém, realiza uma programação especial para marcar a data e atender a sociedade de modo geral.

A ação ofertará consultas com o endocrinologista Francisco Pedroza, fundador da Casa do Diabético, exames de glicose, avaliação podólogica com profissionais especializados, aferição de pressão arterial e cursos de insulinoterapia (técnicas de transporte, manuseio e aplicação de insulina), a partir das 8h, na sede da Casa do Diabético, na Travessa Mauriti, no bairro do Marco, e segue o dia todo, sem intervalo para almoço.

A iniciativa visa conscientizar a população paraense da importância do diagnóstico e tratamento da doença, como destaca Rubilar Neves, presidente da Casa do Diabético, “esperamos que as pessoas se conscientizem, porque a diabetes é uma doença assintomática. Esperamos que com esse trabalho que estamos realizando principalmente no dia 14 e no sábado as pessoas tomem consciência”.

A diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. A insulina é o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 a 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%, com 8,9% das pessoas sendo afetadas pela doença, sendo que as mulheres são as que possuem maior incidência. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a tendência de crescimento da diabetes é observada no mundo todo, devido à influência dos seguintes fatores: envelhecimento da população, prática de atividades físicas e mudanças de hábitos alimentares.

Segundo a pesquisa, entre os anos de 2010 e 2016, o Estado do Pará registrou 12.751 óbitos causados pela Diabetes, crescimento de mais de 40%.  Em Belém, o percentual de mulheres que apresentaram diagnóstico médico de diabetes aumentou 33,3%  no período de 2006 a 2017.

Segundo Rubilar Neves, estima-se que 600 mil pessoas sejam portadoras da doença no Estado do Pará, sendo que 50 % não sabem do diagnóstico. “Por isso essas ações são importantes. É preciso que a Casa do Diabético, governo municipal, estadual, federal e sociedade civil e todos nós precisamos estar juntos para difundir essa informação”, conclui ele.

A Casa do Diabético funciona de segunda a sexta para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o portador da Diabetes. A Casa atende cerca de 100 pessoas por semana e em torno de 400 por mês
.
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes e foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991, como uma resposta a crescente preocupação  do número de diagnósticos no mundo.

“14 de novembro é a data mais importante do nosso calendário, porque é o dia mundial de combate de controle ao diabetes. Uma data comemorada pela Organização Mundial da Saúde e pela Federação Internacional de Diabetes, digo comemorada porque graças ao avanço da ciência e da medicina, o diabetes está controlado. È importante que o paciente diabético entenda que a doença pode ser controlada para que ele viva melhor”, ressalta o presidente sobre a data.

Mutirão do Diabetes

No sábado, 17, ocorre o Mutirão do Diabetes, a partir das 9h, em uma Universidade localizada na BR 316. O Mutirão contará com serviços de atendimento com endocrinologistas, fisioterapeutas, nefrologistas, nutricionistas, enfermeiros, podólogos, psicólogos e oftamologistas, além de exames de glicemia, urina e de creatinina, aferição de pressão arterial e antropometria.

Os serviços são gratuitos e serão realizados até as 15h.

Serviço:

Programação Dia Mundial de Combate ao Diabetes
Data: 14 de novembro
Local: Casa do Diabético
Travessa Mauriti, nº 2743, entre Av. Almirante Barroso e Rua 25 de setembro.