Foto: Reprodução Facebook. |
No dia 17 de junho (quarta-feira) a Catedral Metropolitana de Belém promove o Concerto de Abertura do Jubileu de Prata da Reinauguração do Órgão da Sé de Belém. A programação não será aberta ao público, mas será transmitida pelo canal da Catedral de Belém no Youtube.
O concerto terá como organista, Paulo José Campos de Melo (Paulo Melo), Organista titular da Catedral de Belém desde a reinauguração do órgão e participação especial de: Alba Mariah, Andréia Pinheiro, Rita Cavalcante, Luciana Tavares e Eduardo Nascimento. E o repertório do contará com as canções sacras eruditas, contemporâneas e populares.
A realização do concerto visa a arrecadação de recursos financeiros para a manutenção da Igreja da Sé e suas obras sociais.
Órgão de Tubos Cavaillé-Coll
O grande Órgão de Tubos Cavaillé-Coll, construído pelo maior organeiro do mundo do século XIX, o francês Aristide Cavaillé-Coll é um instrumento musical de elevada importância para a história da Arquidiocese de Belém e para o Patrimônio Cultural do Estado do Pará.
O Órgão Cavaillé-Coll da Catedral, instalado no coro, mede 8m de altura por 5,5m de largura e 3,5m de profundidade. Possui 25 mil peças para funcionar dois manuais e pedaleira. E foiadquirido por Dom Antônio Macedo Costa, na época Arcebispo do Pará.
Ele foi inaugurado, em primeira audição, no dia 9 de setembro de 1882 pelos organeiros e organistas franceses Veerckamp e Moor e funcionou durante quase 70 anos. E a cerimônia de inauguração foi presidida por Dom Macedo Costa em caráter solene com a presença das mais graduadas autoridades do Império do Brasil.
A peça ficou parada por cerca de 45 anos por problemas estruturais e em 1995 se iniciou uma forte campanha em toda a cidade que durou o ano inteiro. Por fim, a restauração foi realizada na França, por sugestão do então organista de Notre Dame de Paris.
A reinauguração, com a presença de autoridades, ocorreu no dia 14 de junho de 1996, festa do Sagrado Coração de Jesus, sob a presidência de Dom Vicente Joaquim Zico, na época Arcebispo Metropolitano de Belém.
O órgão da Igreja da Sé é o maior CAVAILLÉ-COLL da América Latina. A cidade de Belém viveu dias esplendorosos de cultura, por ocasião da reinauguração do Grande Órgão de Tubos Cavaillé-Coll, construído pelo maior organeiro do mundo, do século passado, Aristide Cavaillé-Coll. Os organistas da reinauguração foram Hans Bönish (alemão) e Paulo José Campos de Melo (paraense).
Atualmente, o Órgão Cavaillé- Coll é executado nas liturgias semanais e nas solenidades da Catedral de Belém e também em concertos durante o ano com a participação de organistas nacionasi e internacionais.
Serviço:
Concerto de Abertura do Jubileu de Prata da Reinauguração do Órgão da Sé de Belém
Data: 17 de junho de 2020
Horário: 19h
Local: transmissão pelo canal da Catedral de Belém no Youtube.
|
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Papa: a linguagem universal da caridade não precisa de tradutor, todos a entendem
5 de dezembro de 2024
Atualização do documento 85, base para o trabalho pastoral junto aos jovens
5 de dezembro de 2024
Arquidiocese de Santarém ganha novo sacerdote
5 de dezembro de 2024