Foto: Ascom Chaves |
A tradicional procissão de encerramento e a derrubada do mastro erguido no início das comemorações, no último dia 09, marcaram a despedida da festividade em honra ao glorioso São Sebastião na localidade Vila de Arapixi em Chaves, município do Marajó. As comemorações do encerramento iniciaram com a procissão dos fiéis, que saiu por volta das 17 horas desta segunda-feira (20) da frente da igreja de São Sebastião, percorrendo as ruas da localidade. Logo após, foi dado início à celebração da missa, em seguida houve a cerimônia de derrubada do mastro com frutas. No decorrer da noite, foi realizado o concurso que elegeu a miss boneca e rainha da festividade 2020. A escolha das representantes da festa ocorreu no Pavilhão de São Sebastião.
Conforme estimativa, a Vila de Arapixi recebe cerca de 3.000 mil visitantes. A maioria é formada por filhos da terra, que residem em outras cidades, estados, e aproveitam o período de festa para rever a família e amigos, além de moradores de comunidades da região.
|
Foto: Ascom Chaves. |
O culto ao santo na região, trazida para o Marajó por missionários e colonizadores portuguese, contribuiu para a construção e afirmação da identidade cultural marajoara. Representa a diversidade e a singularidade da região, na forma como se estrutura e se desenvolve, com elementos próprios. Ao mesmo tempo, possui relevância nacional, na medida em que apresenta elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. Para os marajoaras, o santo é tido como padroeiro e protetor dos trabalhadores da região, cujas atividades estão relacionadas às fazendas, ao cultivo da terra, à pesca e ao extrativismo.
O evento religioso é um dos mais prestigiados da região, manifestação cultural reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.
|
Foto: Ascom Chaves |
Programação
Além da programação tradicional com procissões, levantamento e derrubada do mastro e outros, a Prefeitura Municipal disponibilizou aos moradores da Vila do Arapixi atendimentos de cidadania, como inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); busca ativa de famílias em descumprimento de condicionalidade do PBF, Idosos e Pessoas com necessidades especiais beneficiários do BPC; acompanhamento das demandas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de famílias e indivíduos com direitos violados. Também foram realizadas ações de combate à prática do trabalho infantil, por meio de palestras, com distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA).
As crianças da Vila de Arapixi não foram esquecidas e durante os dias de festividade foram agraciadas com brincadeiras lúdicas, pintura, música. O público adolescente e juvenil pode participar de palestras educativas sobre temas diversos como drogas, violência doméstica e outros. As ações realizadas têm o objetivo de identificar problemáticas, orientar e promover a participação da comunidade em geral, na construção e disseminação das informações repassadas por equipe técnica, e assim possibilitar a erradicação de qualquer tipo de violação dos direitos sociais do cidadão.
A programação também contou com atividades esportivas com torneio de futsal masculino e feminino envolvendo 24 equipes que disputaram partidas eliminatórias no Ginásio Manoel Ribeiro de Almptimo domingo, 19.
|
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Papa questiona crescimento econômico de «países privilegiados»
9 de dezembro de 2024
Papa para reabertura de Notre-Dame: que seja sinal de renovação da Igreja na França
9 de dezembro de 2024