Círio de Nossa Senhora da Conceição acontece no Marajó

Foto: Divulgação.

Neste domingo, 02 de dezembro, os católicos de Salvaterra, localizada no Arquipélago do Marajó, vão às ruas para participar do 100º Círio de Nossa Senhora da Conceição, com o tema “Maria, primeira discípula, modelo para os leigos”.

Os devotos estão se organizando desde o mês de outubro com espiritualidade, a apresentação do cartaz da festa e a entrega das imagens para as peregrinações nos lares de Salvaterra.

Na última quarta-feira, 28, ocorreu a missa de encerramento das peregrinações e apresentação do manto. Em comemoração a 100ª edição, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição terá dois mantos, um para a trasladação e outro para o Círio. No dia 29 foi realizada a romaria dos Cavaleiros, que sai da Igreja da 1ª Rua em direção ao Campo de Pouso.

No sábado, 1º de dezembro, será realizada a romaria rodoviária, com celebração eucarística, às 7h e saída da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Joanes até a Praça Nossa Senhora da Conceição. Ainda neste dia, à noite, haverá Santa Missa e trasladação, às 19h30, que sairá da Igreja Santa Rita, situada no bairro Marabá, com destino a Igreja da 1ª Rua.

No domingo, 2, ocorre a grande romaria em sua 100ª edição, a partir das 6h, com celebração, na Igreja da 1ª Rua e em seguida os fiéis saem às ruas de Salvaterra acompanhando e homenageando Nossa Senhora da Conceição até a Igreja Matriz. À noite acontecerá Santa Missa, às 20h, na Igreja Matriz.

No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, haverá uma homenagem de queima de fogos à padroeira, às 12h, promovida pelas famílias católicas da cidade. E às 19h, missa solene em honra a Virgem Imaculada, na Igreja Matriz.

O encerramento da festividade ocorre no dia 9, com celebrações às 7h, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e às 9h, na Matriz. À tarde, as crianças de romaria para saudar a padroeira.
Durante os festejos haverá missa e novena, às 19h. E, a partir das 20h, terá uma programação cultural com sorteios, desfiles de candidatas a miss e show pirotécnico, com cada grupo ou movimento responsável por cada noite.
Histórico
Em 2018, a procissão completa sua 100ª edição. A devoção mariana chegou ao município pelos frades jesuítas e franciscanos, no século XVIII, que colocaram o nome do local de aldeamento de Nossa Senhora da Conceição.
O primeiro Círio aconteceu em 1918, primeiramente dedicado a Nossa Senhora de Nazaré seguido da realização da festividade à Nossa Senhora da Conceição. Somente 64 anos após o primeiro Círio decidiu-se unificar as duas festividades e dedicar a romaria apenas à Nossa Senhora da Conceição.

Serviço:

100º Círio de Nossa Senhora da Conceição – Salvaterra