Círio de Nossa Senhora do Rosário, em Curuçá, atrai cerca de 10 mil pessoas

Fotos: Prefeitura de Curuçá

A Tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário foi realizada neste domingo (17), no município de Curuçá, nordeste do Estado. Essa foi a 260ª edição do Círio realizada na cidade. Cerca de 10 mil pessoas estiveram participando da programação, de acordo com a organização do evento.

O tema do Círio desse ano foi “Maria, Mãe e Rainha da Família” e lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (cf João 2,5) extraído do Evangelho de São João. O círio começa com a imagem sendo colocada na berlinda para dar início à romaria pelas ruas de Curuçá. As homenagens e manifestação de amor e devoção puderam ser vistas ao longo do percurso por onde passou a imagem de Nossa Senhora do Rosário. O tempo de procissão foi de 2h30. O círio de Curuçá é considerado o 3º mais antigo do Pará.

O povo de Curuçá contou com ampla programação que iniciou desde a sexta-feira (15), quando a imagem foi levada à localidade chamada de Duque, de onde saiu no sábado (16) pela manhã a romaria fluvial pelas águas do Rio Muriá. Pequenas embarcações enfeitadas acompanharam a Imagem de Nossa Senhora do Rosário até o abade. De lá seguiu pela rodovia Curuçá e avenida 7 de Setembro, até a matriz Nossa Senhora do Rosário.

Ainda na noite de sábado, foi realizada pelas ruas da cidade a trasladação. Os devotos acompanharam a imagem até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro da Brasília.

A programação da Festividade de Nossa Senhora do Rosário iniciou no dia 17 e segue até 24 de setembro.

Texto: Priscila Pinheiro