Círio Estudantil homenageia Virgem de Nazaré

Foto: Divulgação

No próximo dia 10 (quarta-feira) será realizada a 22ª edição do Círio Estudantil, a partir das 7h30, com saída do Colégio Caldeira Castelo Branco, localizado na Travessa De Breves, na Cidade Velha, percorrendo algumas ruas dos bairros do Jurunas e da Cidade Velha até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. A homenagem finaliza com celebração eucarística presidida por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, e o sorteio da próxima escola que irá sediar o evento no ano de 2019.

O tema do Círio estudantil deste ano reflete o tema da grande romaria da Rainha da Amazônia “uma jovem chamada Maria” e ocorre há 21 anos. O projeto é uma iniciativa do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo Belém junto com mais onze escolas da rede pública e privada de Belém.

O objetivo é de catequizar os jovens estudantes por meio da escuta da Palavra de Deus. Além de homenagear a Virgem de Nazaré durante o período festivo, o projeto visa promover um grande momento de evangelização, catequese e confraternização entre as várias instituições de ensino, além de proporcionar um momento mais íntimo com o Evangelho de Jesus Cristo aos alunos que não estudam em escolas confessionais católicas.

Para Rosivan Gonçalves, coordenador da Pastoral Escolar do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo Belém, essa homenagem é importante, porque é uma forma de evangelização dentro do ambiente escolar. “Apresentar Jesus Cristo por intermédio de Maria a tantos jovens de diversas idades e educadores que na maioria das vezes não tem a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus”, conclui.

A preparação inicia desde o primeiro semestre com contatos preliminares e reuniões com as escolas participantes, organização, divisão de tarefas e criação de calendário de peregrinações entre as escolas.
A procissão ocorre sempre na quarta-feira da semana que antecede o Círio de Nazaré, com saída da escola sorteada no ano anterior com percurso por ruas dos bairros da Cidade Velha e do Jurunas e chegada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Serviço:

22ª edição do Círio Estudantil