Comunidade Mar a Dentro promove Páscoa na Ilha

Foto: Luiz Estumano

No segundo domingo da Páscoa, 28 de abril, durante a Festa da Divina Misericórdia, a Comunidade Mar a Dentro, uma das novas comunidades que integram a Arquidiocese de Belém, realiza a quarta edição do “Páscoa na Ilha”, na Ilha de Jutuba 2, região das ilhas. Ação objetiva levar para a realidade ribeirinha a celebração da Páscoa do Senhor.

Este é o quarto ano da iniciativa que surgiu quando membros da comunidade constataram a necessidade dos ribeirinhos, que nessa época do ano ficam sem recursos, devido à escassez do açaí, do camarão e dos peixes, que além de fonte de alimentação, são também fonte de renda para os moradores das ilhas. Estes moradores também sofreram neste ano de 2019 com a alta das marés que destruíram casas.

Ao longo do ano, a Comunidade Mar a Dentro atende as famílias nas ilhas de Jutuba II, Jamaci, Igarapé Grande e Longa, com atendimento pastoral que consiste na realização de celebrações eucarísticas, espiritualidades, evangelização. Estas atividades ocorrem uma vez ao mês, sempre no segundo domingo. Por conta das outras atividades pascais, a ilha de Jutuba II foi a escolhida para receber os mantimentos. Ao todo, 15 famílias serão atendidas e 200 crianças receberão caixas de bombom.

Para a confecção das cestas, a comunidade lançou convite aos “Amigos da Ilha”, grupo de voluntários que auxiliam nas missões. Foram arrecadados alimentos como açúcar, arroz, sal, enlatados, macarrão, óleo, fubá, amido de milho, farinha de mandioca, feijão, goiabada, leite em pó, biscoitos, café e caixas de bombom. Até a sexta-feira, 5 de abril, a comunidade já tinha alcançado as metas do sal, enlatados, feijão, macarrão e amido de milho.

No dia 28 haverá concentração dos membros da comunidade na sede, na Avenida Alcindo Cacela, às 6h. De lá, sairão do Porto de Icoaraci rumo à Ilha, distante cerca de 30 minutos de barco. À chegada, haverá celebração presidida pelo Padre Joseíldo Zeferino da Silva, da Comunidade Obra de Maria, pároco da Paróquia de São Francisco das Ilhas, em Cotijuba.

Ainda na programação haverá animação, evangelização, momentos lúdicos com as crianças, com objetivo de viver a Páscoa liturgicamente. Para Eliane Lourenço, da Mar a Dentro, é uma grande felicidade poder celebrar com os irmãos ribeirinhos a grande festa da Ressurreição e a da Divina Misericórdia onde celebra-se o grande amor de Deus que foi capaz de dar seu ilho único por amor:

“Ficamos muito alegres em levar a esses nossos irmãos, que estão às margens dos rios e que muitas vezes não têm a oportunidade de viver isso (a Páscoa) como nós em nossas paróquias. Viveremos a mesma alegria dos discípulos que, ao ver o túmulo vazio, anunciaram a ressurreição daquele que andava com eles. Então a Páscoa na Ilha é anunciar: ‘Cristo está vivo’”.

Lourenço explica, ainda, que em sintonia ao anúncio da Páscoa de Cristo está a colaboração às famílias: “queremos também ajudá-los nesse momento de dificuldade. Sabemos que esses alimentos vão sustentá-los por um bom tempo. E ver também na distribuição das caixas às crianças a possibilidade de ir além do comer chocolate, e alcançá-las da mesma forma que os adultos”.

Serviço:

A comunidade recebe as doações dos alimentos restantes em sua sede, na Avenida Alcindo Cacela, 708, – no bairro Umarizal – Belém.
Mais informações: (91) 3228-4452 /(91) 99941-2770