Comunidade Nossa Senhora da Esperança promove encontro na Catedral Metropolitana

Foto: Luiz Estumano

No próximo sábado, 27, haverá um encontro especial para as viúvas, viúvos e pessoas sozinhas (solteiras ou separadas que permanecem sozinhas) na Catedral Metropolitana de Belém, localizada na Cidade Velha, no horário de 8h30 às 12h.

O encontro é organizado pela Comunidade Nossa Senhora da Esperança, que consiste em um Movimento da Arquidiocese de Belém destinado ao apoio espiritual, religioso e vivencial das viúvas, viúvos e pessoas sozinhas (separadas ou divorciadas) para integrá-las em atividades em grupo juntamente com pessoas na mesma situação.

A programação inicia às 8h30 com oração e a uma palavra do cônego Roberto Cavalli Jr., conselheiro espiritual regional do movimento. E ao longo do dia haverá testemunhos, palestras sobre a estrutura e funcionamento do movimento, lanche e organização dos futuros grupos.

O Encontro é voltado aos viúvos e viúvas e pessoas sós (divorciadas ou solteiras) e não há necessidade de inscrição. Os interessados devem apenas se dirigem à Catedral Metropolitana no dia do evento. A coordenação espera colher bons frutos do encontro: “A expectativa é que a gente consiga realmente expandir este movimento, que elas possam entender e aderir o movimento e que cada vez mais seja fortificado aqui em Belém e seja conhecido por essas pessoas”, explicou Eunice Teixeira, coordenadora regional do Movimento.

O casal Eunice e Lúcio Teixeira são os coordenadores regionais e participam do movimento há cerca de oito anos realizando o trabalho de acompanhamento dos participantes. Em Belém existem quatro grupos totalizando 45 integrantes entre viúvas, solteiras e separadas e um grupo em Castanhal.

Para Eunice Teixeira, o Movimento abriu espaços e possibilidades para as pessoas sós, como destaca: “A gente vê que era um espaço, vamos dizer assim, que não existia na Igreja. Agora as viúvas podem ter um espaço seu, onde elas podem desenvolver a sua espiritualidade, fortificar sua espiritualidade e a vida de grupo, porque nessa vida de grupo elas têm oportunidade de formar e fortalecer a amizade entre pessoas que vivem a mesma situação de vida”.

Ainda de acordo com o casal após o encontro inicial, que ocorrerá no dia 27, os participantes são distribuídos em grupos de oito a dez para reuniões mensais. Nesta reunião há metodologias de estudo, oração e espiritualidade.

Os integrantes são acompanhados por um casal coordenador e um padre, uma freira ou um diácono que farão o apoio espiritual.  As reuniões ocorrem nas residências dos membros.

Origem

O movimento foi criado em 2003 no Brasil por Nancy Moncau, na época recém viúva, a partir da necessidade de realizar algo para as pessoas viúvas e sós (solteiras, separadas e divorciadas).   A organização do Movimento se deu a partir da experiência do padre Caffarel com as jovens viúvas francesas durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente há 261 grupos em funcionamento no Brasil.

Em Belém surgiu em 2006 e atua com quatro grupos acompanhados pela Irmã Câmara, diácono Manoel Nunes, diácono Ademir e o cônego Roberto Cavalli Jr.

A Comunidade Nossa Senhora da Esperança é um Movimento de Apoio Espiritual e Religioso às Viúvas, Viúvos e pessoas sós que visa louvar e servir a Deus, buscar insistentemente novos caminhos que levem a Cristo, renovar a confiança e a esperança em uma vida digna e testemunhar a possibilidade de uma vivência cristã alegre.

Devoção a Nossa Senhora da Esperança

No dia 26 de abril o Movimento celebra o dia de Nossa Senhora da Esperança e para comemorar a data será realizada celebração eucarística, às 18h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém. A ocasião também marcará a realização da Páscoa da Comunidade Nossa Senhora da Esperança.

A devoção a Nossa Senhora da Esperança veio de Portugal com os primeiros colonizadores por volta de 1500. Em 26 de abril deste mesmo ano, Frei Henrique de Coimbra celebrava a primeira missa em terras brasileiras. E, sobre o altar improvisado, encontrava-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança, que acompanhara a expedição de Cabral, desde Portugal.

Serviço:

Encontro para novos participantes