Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe promove programação festiva

Foto: Reprodução Google.

A Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Travessa Santa Maria, no bairro do Tenoné, realiza programação festiva em honra da padroeira  com o tema “ Maria, consolo do mundo, resgate dos cativos”, no período de 7 a 12 de dezembro.

A abertura ocorre no dia 7 com Santa Missa presidida pelo padre Adrick, às 19h30.  No dia 8 haverá celebração da palavra, com ministros extraordinários da palavra e comunhão a partir das 19h30.

A celebração da palavra também ocorre nos dias 9, 10 e 11, às 19h30. No dia 12, festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, terá santa missa presidida pelo padre Ednaldo Ferreira, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, às 18h. Ao final iniciará procissão, com saída da Comunidade São Pedro, situada na Rua Quinta Linha, sem número.

Todos os dias da festividade, após a programação litúrgica, haverá arraial.

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América

No dia 12 de dezembro de 1531, a Virgem de Guadalupe apareceu ao indígena Juan Diego, canonizado em 2002 pelo então Papa João Paulo II, enquanto este caminhava de seu lugarejo na cidade do México para participar da catequese e da Santa Missa. A aparição ocorreu na colina de Tepeyac, próximo a capital mexicana.

Nossa Senhora disse ao indígena que fosse até o Bispo e pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. O bispo local, com prudência, pediu um sinal da Virgem a Juan Diego. Nossa Senhora então enviou rosas e pediu ao indígena que desdobrasse sua “tilma” (manto) na presença do bispo e mostrasse o que carregava e contasse tudo o que tinha visto e ouvido.

Assim foi feito e o prelado recebeu as rosas e quando abriu o manto viu o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada detalhadamente no manto do índio.  O milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem, em um tecido feito de cacto, que dura em torno de 20 anos e já existe há mais de quatro séculos e meio. Por 16 anos, a tela ficou desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada.

Em 12 de outubro de 1945, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa XII. E em janeiro de 1979, o então papa João Paulo II,e m viagem apostólica ao México, visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e  consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, qual a Virgem de Guadalupe é a Padroeira.

Serviço:

Festividade Nossa Senhora de Guadalupe
Período: 7 a 12 de dezembro de 2018.
Local: Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tenoné)
Travessa Santa Maria – Tenoné