Cônego José Gonçalo Vieira é o novo pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo

Fotos: Luiz Estumano.

No último sábado, 4, foi realizada a primeira provisão de 2020 da Arquidiocese de Belém. O Cônego José Gonçalo Vieira tomou posse como pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada na Av. Alcindo Cacela, no bairro da Cremação, em celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

O Cônego Gonçalo Vieira estava, anteriormente, como pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro da Campina, e agora assume a nova missão em São Miguel Arcanjo. Para o sacerdote, o novo momento deve ser abraçado com amor: “deveremos sempre estar à disposição do reino de Deus confiando na ação do Espirito Santo, que dentro da dinâmica da Igreja inspira os bispos nestas transferências. Sabemos que não é fácil na questão de sentimento, de apego, de carinho das pessoas principalmente, mas é algo que faz parte da nossa vida. Esta dinâmica das transferências e elas são boas quando abraçamos com amor, com carinho, com renúncia”.

Cônego Gonçalo Vieira, novo pároco, com os paroquianos de São Miguel Arcanjo.

Com a posse do novo pároco, a Paróquia inicia um novo ciclo de serviço. De acordo com o Cônego Gonçalo, o serviço será guiado pela missão. “Em comunhão com toda a Igreja e principalmente com o Santo Padre, o Papa, quero uma Igreja em saída, uma Igreja em missão, uma Igreja que se expande a partir da alegria do Evangelho. A Paróquia de São Miguel, uma paróquia onde há uma adesão muito grande, as pessoas são sensíveis a este apelo então muitos lares, pelas ruas, pelas praças contém pessoas que precisam do anúncio da Palavra de Deus então a minha perspectiva, o meu projeto é esse: uma Igreja em saída, uma Igreja em missão”, enfatiza o cônego.

Em 2020, a Paróquia São Miguel Arcanjo completa 55 anos de sua criação e foi a primeira paróquia que o Cônego José Gonçalo Vieira assumiu como pároco em 1989 e permaneceu 9 anos, como ele relembra: “então para mim é uma alegria saber que aqui foi a minha primeira paróquia e que hoje Deus me concede uma oportunidade para viver mais o meu sacerdócio. Eu vejo como um momento de revigoramento da vida sacerdotal, missionária, pastoral com os tempos que hoje nós vivemos”, conclui o sacerdote.

As transições de padres entre paróquias e funções são comuns na Igreja. Na Arquidiocese de Belém, bem como muitas dioceses do Brasil, as transferências ocorrem todos os anos, especialmente no final de um ano civil e no início do ano seguinte.

Padre João Paulo Celestino entregou as vestimentas litúrgicas ao novo pároco.

Dom Alberto destaca que as provisões fazem parte do dinamismo da Igreja junto ao desejo de servir. “É o dinamismo da Igreja que acontece. O dinamismo pastoral, apostólico, o desejo de servir ao povo de Deus, de fazer o bem. Então tudo isso nos leva a buscar as várias soluções pastorais e as soluções pastorais elas pedem que cada sacerdote esteja no lugar adequado. Hoje, eu dou posse ao querido cônego José Gonçalo aqui nessa Paróquia de São Miguel Arcanjo, depois no mesmo dia nós temos a apresentação do vigário paroquial lá em Mosqueiro, que é o padre Alan, e daí por diante. Daqui para frente, os bispos vão fazer essas posses e apresentações e isso significa a Igreja que está viva, a luta para viver o Evangelho, para anunciar a Boa Nova de Nosso Senhor, esse é o grande sentido”.

A Paróquia São Miguel Arcanjo estava sem pároco desde agosto de 2019 com o falecimento do padre Cosme. Durante este período, a paróquia estava sob a administração do padre João Paulo Celestino, reitor do Seminário São Pio X, e do diácono João Fabiano.

Em agradecimento ao trabalho realizado, o Arcebispo de Belém convidou o padre João Paulo para fazer a entrega das vestimentas litúrgicas ao novo pároco. “Essa paróquia foi regida durante esses meses pelo padre João Paulo Celestino, que é o novo reitor do nosso seminário, de uma maneira magnífica, junto com o diácono João Fabiano. Eles cuidaram esses meses da paróquia também na memória do padre Cosme, respeito a essa memória, e no desejo de que agora a Paróquia entregue ao novo pároco possa levar para frente o trabalho”, enfatiza Dom Alberto.

Ainda no dia 4 de janeiro ocorreu a posse do padre Francimar Ferreira Lopes como pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara. A sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 14 de dezembro de 2019, na Paróquia Santa Bárbara, pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.