![]() |
Foto: Reprodução Facebook. |
No último domingo, 9 de dezembro, aconteceu Missa Solene em ação de Graças aos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Cônego Sebastião Fialho de Freitas, pároco da Paróquia São José, no bairro do Umarizal, em Belém e assessor eclesiástico na Fundação Nazaré de Comunicação.
A celebração foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, na Igreja Matriz de São Sebastião, no município de Igarapé-Açu, cidade natal do cônego. Padres, bispos, familiares, amigos do cônego e moradores da cidade estiveram presentes compartilhando o momento com ele.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, enfatizou a alegria em vivenciar o momento e conhecer o município de Igarapé-Açu. “Alegria em estar junto do cônego Sebastião por essa ação de graças nos 25 anos de sua ordenação sacerdotal. Um padre pertence à igreja, pertence ao povo então eu me alegro muito em estar com o padre Sebastião e desejo que ele continue feliz no seu ministério sacerdotal”.
Para o cônego Sebastião Fialho, o momento é de gratidão aos anos de sacerdócio e alegria por celebrar a data em sua cidade natal. “Alegria é de ter chegado a 25 anos de vida sacerdotal, eu creio que a maior alegria é continuar sentindo o mesmo carinho desse povo há 25 anos. Isso me chama muita atenção e isso me faz refletir toda a minha vida e me faz cada vez viver mais o meu ministério, consolidado no Cristo que é pedra e rocha da minha vida.
O município de Igarapé-Açu se mobilizou para comemorar esta data. A Assembléia Legislativa da cidade prestou homenagem ao cônego decretando a Travessa 16 de novembro, situada em frente à Igreja Matriz de São Sebastião, como Rua Cônego Fialho. Para João Fialho, irmão do sacerdote, é uma ocasião ímpar para toda a cidade e para toda a Igreja de Belém do Pará.
“Aqui eu nasci e fui batizado e crismado e ordenado e isso é uma alegria que não me afasta dessa cidade e desse povo, sempre venho aqui e celebro e hoje vejo esse carinho que esse povo tem nesses 25 anos”, completou o cônego.
Entre os presentes, estava Dom Fernando Panico, Bispo Emérito da Diocese de Crato, no estado do Ceará. O Bispo acolheu e acompanhou o início do caminho de vocação sacerdotal do então jovem Sebastião Fialho e comemora este momento relembrando a trajetória do sacerdote. “É um sentimento de muita gratidão a Deus, porque o jovem Sebastião Fialho cumpriu toda a sua trajetória no seminário se preparando para o sacerdócio e há 25 anos foi ordenado presbítero para o serviço do povo de Deus”, relembra Dom Fernando.
As comemorações em torno dos 25 anos de ordenação sacerdotal iniciaram na última quinta-feira, 6, com tríduo na capela da Comunidade São Vicente de Paulo até o dia 8 de dezembro, encerrando na Paróquia São José, no bairro do Umarizal, na qual o sacerdote é pároco. Nesta segunda-feira, 10, haverá Missa Solene, às 20h, na Igreja Matriz de São José, situada na Rua Domingos Marreiros, número 104, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.1.
|
