Conferência Episcopal Italiana visita Fundação Nazaré de Comunicação

Fotos: Luiz Estumano.

No início da tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, a Fundação Nazaré de Comunicação recebeu a visita de representantes da Conferência Episcopal Italiana (CEI), parceira financeira da Instituição desde 2002. O encontro faz parte de um cronograma de visitações realizado em Belém.

Os representantes foram recepcionados pelo cônego Roberto Cavalli Jr., diretor geral da Fundação Nazaré de Comunicação; Mário Jorge Alves, diretor de comunicação e Marcos Aurélio, diretor administrativo da Instituição.

Na ocasião, o padre Don Leonardo Di Mauro, a irmã Antonietta Papa e a médica pediatra Guidi Peruzzi, membros que compõe a Diretoria da CEI, conheceram as instalações da Fundação e puderam observar de perto a concretização da parceria. Para irmã Antonieta Papa, a visita superou todas as expectativas possíveis como destaca:“E hoje aqui nós vimos concretizado o que foi o projeto que lemos no papel, que a gente recebe projetos do mundo inteiro, da Ásia, da África, da América Latina e portanto ver que o que a gente lê no papel está realmente aqui e está muito mais, muito  mais, porque a gente lê e não sabe as distâncias, as coisas, portanto pra nós foi uma felicidade. Realmente algo de uma emoção, eu não saberia dizer melhor”.

Ela ainda ressalta que a Fundação Nazaré de Comunicação é formada e feita por jovens.“Hoje nós vimos que é uma TV jovem, uma rádio jovem, um jornal, portal, todos. É fantástico. Não temos mais palavras. É realmente além das nossas expectativas. Foi muito bom”, finaliza a irmã Antonietta Papa.

Membros da CEI visitaram as instalações da Fundação.

A parceira entre CEI e Fundação Nazaré existe desde 2002 e já proporcionou a realização e efetivação de vários projetos como a instalação de 30 retransmissoras no ano de 2002. O transmissor digital, em 2010 e a aquisição da unidade móvel da TV Nazaré, em 2011. O mais recente do projeto é a digitalização das retransmissoras, que iniciou no ano de 2018.

De acordo com Mário Jorge Alves, diretor de comunicação da Fundação, o sentimento é de gratidão e desejo que a parceria perdure. “Se não fosse a CEI nós não hoje teríamos os 42 canais repetidoras, uma geradora totalmente digital, uma unidade móvel digital, equipamentos caríssimos e eles têm nos ajudado desde o início desta obra. Em 2002 com a instalação de 30 retransmissoras, depois com nosso transmissor digital, depois com a unidade móvel digital e ultimamente nós estamos trabalhando, já viabilizado, já deferido, a ajuda na aquisição de 27 canais digitais para digitalizarmos as nossas retransmissoras. Então para nós é obra de Deus mesmo senão nós não estaríamos com toda essa bola podemos dizer assim”, explica o diretor de comunicação.

A comitiva conheceu o funcionamento do jornal Voz de Nazaré.

A missão da Fundação Nazaré de Comunicação é levar o evangelho mais longe por meio dos seus veículos de comunicação contribuindo para a evangelização na Amazônia. E a irmã Antonietta ressalta que a parceira entre as instituições contribui para a evangelização, mas primeiramente para a promoção humana.

“Uma forma de contribuir para a dignidade humana, porque o primeiro vamos dizer assim, a evangelização faz parte, sem dúvida, do quê que é o processo de humanização, de promoção humana, porque se a gente não é gente como é que vai ser esse povo que entende toda essa cultura que é a base da nossa vivência. E claramente é também evangelização. Não é somente evangelização, é promoção humana, é desenvolvimento”, destaca.

Os representantes da Conferência Episcopal Italiana (CEI) continuam seu cronograma de visitações em Belém passando por Abaetetuba e pelo Arquipélago do Marajó. As atividades encerram no dia 29 de janeiro com um café da manhã com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

A Conferência Episcopal Italiana (CEI)

A Conferência Episcopal Italiana é a assembleia permanente dos bispos italianos e exerce sua atividade na Assembleia Geral. É um organismo que assume particular importância nas relações entre o Estado italiano e a Igreja Católica.