Congresso do Apostolado da Oração no domingo, 26

Foto: Luiz Estumano

A 27ª edição do Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração será no dia 26 de maio (domingo), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no bairro do Marco, em Belém.

A programação inicia a partir das 8h com acolhida e apresentação da equipe arquidiocesana e das paróquias. O segundo momento do dia será Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida ocorrerá a entronização da Imagem Peregrina do Sagrado Coração de Jesus com a presença do padre Édson Mendes de Souza, da Paróquia Nossa Senhora do Loreto.

Por volta das 9h30 da manhã haverá um momento mariano com a coroação da imagem de Santa Maria de Belém. A programação continua com a palestra “300 anos da Diocese de Belém do Pará: memória, identidade e missão” conduzida pelo Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belém.

O padre Eliomar Ribeiro, diretor espiritual nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (ORMP) e do Movimento Eucarístico Jovem, participa do evento ministrando uma palestra temática por volta das 10h30.

Após o intervalo do almoço, a programação tem continuidade com celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. A Santa Missa será transmitida, ao vivo, pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.1 ou sintonia de sua cidade. O encerramento ocorrerá às 15h.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração nasceu em 3 de dezembro de 1844, na cidade de Vals, na França, a partir de um grupo de leigos católicos para ajudar  na missão da Igreja com orações pessoais e comunitários.

O movimento chegou ao Brasil pelos missionários  jesuítas padre Bento Schembri, SJ, em  30 de junho  de 1867, em Recife, com o primeiro centro do Apostolado da Oração e pelo padre Bartolomeu Taddei, em 1º de outubro de 1871, com a fundação de um centro.

Em Belém, o Apostolado da Oração surgiu entre os anos de 1860 a 1890, na então Diocese de Belém do Pará, que estava sob a responsabilidade do então bispo Dom Antônio Macedo Costa.

Atualmente o Apostolado está presente em 81 paróquias e 13 comunidades totalizando 81 grupos distribuídos nas sete regiões episcopais da Arquidiocese de Belém com cerca de 3 a 4 mil membros em atividade.

Serviço:

27º Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração