Foto: Divulgação |
|
Os devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Ilha de Caratateua, em Outeiro, celebram até o próximo dia 14 de dezembro, a festividade em honra da Padroeira. O início dos festejos se deu no último sábado (05), com a trasladação e no domingo (06) na celebração da 67ª edição do Círio, que este ano traz o tema “Maria, entre todas a escolhida” e lema “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará".
O Círio, realizado em formato carreata, foi transmitido pelo Facebook da Paróquia, levando a procissão a todos fiéis de Outeiro, no dia do Círio apenas quatro carros percorreram as ruas do distrito: Carro com Imagem de Nossa Senhora, Pastoral da Comunicação, Diretoria da Festa e Carro som. Na edição de 67ª do Círio, fiéis homenagearam a padroeira pelas ruas e portas de suas casas, por onde o carro da Santa passou pela Comunidade do Fidelis; Estrada do Outeiro; Avenida Paulo Costa; Avenida Nossa Senhora da Conceição; Rua Manoel Barata, onde fica localizada a Igreja Matriz.
As celebrações da Santa Missa são transmitidas durante a semana às 19h15 e domingo no horário pela manhã, às 7h e à noite às 19h15. No último dia de festividade, segunda-feira (14), a organização preparou a queima de fogos de artifício.
História do Círio de Outeiro
O Círio da Ilha de Caratateua teve origem com o casal de imigrantes portugueses Joaquim e Maria Cortinhas Marques, que veio dos Açores para morar na Ilha dos Barrancos, antigo nome do local. O casal realizava novenas e ladainhas em casa, duas vezes no ano: uma para Nossa Senhora de Fátima, em maio, e outra para Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
Em 1932, com a ajuda da comunidade, o casal construiu uma capela de madeira em honra à Nossa Senhora da Conceição. A devoção dos portugueses teve continuidade com os filhos, que em 1953, organizaram a primeira procissão, em uma caminhada de menos de um quilômetro, após a missa.
O cortejo foi feito desta forma até 1970, ano em que chegaram a Outeiro religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, conhecidas como “Irmãs Cordimarianas”, responsáveis pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Icoaraci. Junto aos devotos, as religiosas e o então vigário de Icoaraci (a quem Outeiro era subordinado), Monsenhor José Maria Azevedo, transformaram a pequena procissão do Círio como hoje é conhecido.
Programação
Segunda-feira (07)
Às 19h15 – Padre Evandro Favacho (Paróquia Santíssimo Sacramento – Marituba)
Terça-feira (08) – Dia da Imaculada Conceição
Manhã -´às 07h15 – Padre Antônio Cezar (pároco)
Noite – às 19h15 – Padre Gelcimar Santos (Paróquia Divina Misericórdia)
Quarta-feira (09)
Às 19h15 – Monsenhor Raimundo Possidônio
Quinta-feira (10)
Às 19h15 – Padre Jonas Teixeira
Sexta-feira (11)
Às 19h15 – Padre João Paulo
Sábado (12)
Às 19h15 – Padre Antônio Cezar (pároco)
Domingo (13)
Manhã – às 7h15 – Padre Ivan da Conceição (Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Ananindeua)
Noite – às 19h15 – Celebração do penúltimo dia de festividade.
Segunda-feira (14) – Encerramento da Festividade
Às 19h15 – Padre Antônio Cezar (pároco)
|
|