Devotos participaram da formação para dirigentes de peregrinação

Foto: Luiz Estumano

Na manhã deste domingo, 18, devotos lotaram o auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na Av. Doutor Freitas, para participar da formação para dirigentes de peregrinação do Círio 2019, que refletirá o tema “Maria, Mãe da Igreja”.

Durante a manhã, os fiéis receberam informações e instruções acerca do livro de peregrinação, instrumento de auxílio na evangelização das residências, que contém 15 encontros que propiciam a leitura da Palavra de Deus, cânticos, orações e momentos de partilha.

Padre João Paulo Dantas é o orientador e revisor do livro de peregrinação e conduziu a formação ao longo da manhã. “É um trabalho que não é só meu, mas o trabalho de uma equipe. Seis casais, eu e alguns padres amigos que preparamos esse encontro ao longo de meses. Reuniões, orações e os encontros estão divididos de modo que há um itinerário: acolhimento da Imagem segue a proclamação do tema, reflexão depois o texto da Palavra de Deus, uma reflexão sobre essa palavra”, explicou o sacerdote sobre a disposição dos 15 encontros.

Para Ozinéia Teixeira, dona de casa, a formação é importante para a condução dos encontros: “maravilhoso essa formação, porque nós precisamos nos formar, tudo tem que ter uma formação. Então esses momentos uma vez ao ano, mas é maravilhoso serve para o ano todo. É uma graça”.

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972 pelo padre Giovanni Incampo para proporcionar uma melhor preparação espiritual para os devotos para o Círio de Nazaré. E em 2018 cerca de 2500 pessoas se dedicaram ao serviço de evangelização.

Para Ana Carlota Souza, uma das participantes, a peregrinação de Nossa Senhora de Nazaré é uma forma de apresentar Jesus as famílias que não o conhecem. “É maravilhoso poder levar a palavra de Deus, mostrar para o povo Maria que leva Jesus para essas famílias que tanto necessitam conhecer Jesus. Muitas ainda não conhecem”, enfatizou.

A programação encerrou com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. “É uma alegria em saber que de hoje até o círio nós temos essa multidão de gente de todas as paróquias, os vários grupos que vão refletir sobre os temas que preparamos. Nossa Senhora, Maria, Mãe da Igreja isso é muito importante para nós entendermos a figura de Nossa Senhora como mãe da Igreja. Trabalhar esse tema, rezar, refletir, ler, ouvir e rezar a palavra de Deus. Para nós é um evento fora do comum, queremos vive-lo com intensidade”, lembrou o Arcebispo.

A Missa do Mandato acontecerá no dia 26 de agosto, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, com a bênção das imagens dos devotos.