Dia Nacional da Coleta de Alimentos será realizada neste sábado, 10

Foto: Reprodução Facebook

O próximo sábado, 10 de novembro, será o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que ocorrerá em mais de 55 cidades de todo o país. Belém é uma das cidades participantes com cerca de 200 voluntários distribuídos em seis supermercados da capital para receber as doações.

A campanha é promovida pela Companhia das Obras (CdO), uma organização não governamental que iniciou a ação há 13 anos no Brasil. Na capital paraense, o projeto é realizado há nove anos e conta o apoio do Programa Mesa Brasil, do SESC. O principal objetivo é a arrecadação de alimentos, mas não se resume apenas a isto, como destaca Márcio Monteiro, coordenador local. “Na base é um gesto educativo, para as pessoas exatamente se educarem, para refletir sobre as nossas necessidades”.

No dia 10, no horário entre 8h e 19h, terão vários voluntários distribuídos em seis supermercados de Belém, localizados na Doca, Praça Brasil, Pedreira, Umarizal e BR- 316, para receber as doações. Os itens doados podem ser achocolatado, leite em pó, açúcar, arroz, feijão, macarrão, óleo, molho de tomate, farinhas de milho, trigo, mandioca e os enlatados de milho, ervilha, seleta e sardinha.

A expectativa para este ano é arrecadar em torno de quatro toneladas e meia de alimentos. Em 2017, a cidade arrecadou aproximadamente quatro toneladas com a ajuda de 179 voluntários, que se concentraram durante todo o dia na entrada de supermercados parceiros. No Brasil, foram mais de 173 toneladas arrecadadas.

Todos os anos, a Coleta tem uma motivação diferente. Em 2018, o motivo foi retirado da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres de 2017: “…o que investimos em amor permanece, o resto desaparece.  Hoje podemos nos perguntar: Para mim, o que conta na vida? Onde invisto?” A escolha da motivação de 2018 busca retirar as pessoas do seu comodismo e levá-las ao encontro do outro. A meta é que todos trabalhem em prol do bem comum.

Após a coleta, ainda no final do grande dia, os itens são recolhidos pelos Bancos de Alimentos para em outra ocasião serem entregues as instituições assistidas. Este ano, a organização local espera beneficiar aproximadamente 40 instituições. No último ano, cerca de 15 mil pessoas foram contempladas distribuídas em 32 instituições cadastradas  no Programa Mesa Brasil/SESC.

A preparação para o Dia Nacional da Coleta começa no início do ano e no decorrer dos meses há várias reuniões. No mês de maio é promovido um encontro nacional com a presença do idealizador da ação no âmbito mundial, além da participação de todos os coordenadores locais para troca de experiências, informações e instruções. A partir desse encontro anual é elaborada a motivação anual para o grande dia.

A coleta de alimentos iniciou em 2006 e durante esse período já arrecadou 1346 toneladas de alimentos, apenas com o trabalho voluntário de 58, 4 mil pessoas.

Serviço:
Dia Nacional da Coleta
Data: 10 de novembro
Mais informações: acesse o site ou as redes sociais.