Dom Alberto completa oito anos à frente da Arquidiocese de Belém

Neste domingo, 25, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, comemora oito anos de sua posse na Arquidiocese de Belém. O décimo arcebispo de Belém, nesses quase dez anos à frente desta Arquidiocese, presidiu celebrações, ordenações, erigiu novas igrejas, esteve à frente de grandes eventos, sagrou templos e publicou obras de grande cunho evangelizador.

Natural de Nova Lima – MG, foi ordenado Bispo, como Auxiliar de Brasília, no dia 6 de julho de 1991. Seu lema episcopal: “Pro Mundi Vita” – Para a Vida do Mundo. Em 31 de maio de 1996, tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas – TO. Em 30 de dezembro de 2009, foi nomeado  pelo Papa Bento XVI Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, após quase 14 anos como Arcebispo de Palmas. Belém é a terceira arquidiocese mais antiga do Brasil, contando atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis.

Na cerimônia de posse em Belém, houve dois momentos: a posse canônica e a celebração eucarística, na Catedral Metropolitana de Belém. Na posse canônica leu-se a “Bula de Nomeação”, emitida pelo Papa Bento XVI e, logo após, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, fez sua saudação em nome do Vaticano.

Em sua homilia, Dom Alberto disse que assumiu essa nova missão para dar sua vida: “Fui enviado para que em plena fidelidade a Cristo, à sua Igreja e ao seu legítimo pastor universal, o Papa Bento XVI, esta Igreja que vive em Belém, pastores e fiéis, continue a ser obediente ao mandato de Jesus Cristo”.

Atuação do seu episcopado

Atualmente é membro do Pontifício Conselho “Cor Unum”, assistente da Fraternidade das Comunidades de Vida e Aliança em nome do Dicastério Pontifício para os Leigos, Vida e Família, membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB, vice-presidente do CONSER Norte II da CNBB, assistente nacional da Renovação Carismática Católica em nome da CNBB, presidente do Instituto Dom Vicente Zico, grão chanceler da Faculdade Católica de Belém, presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, onde é apresentador dos programas “Conversa com Meu Povo” (TV Nazaré) e “Palavra de Vida Eterna” (TV Nazaré e TV Canção Nova), programa “A voz do Pastor” (Rádio Nazaré FM) e articulista no Jornal “Voz de Nazaré”.

Dom Alberto anualmente, como Arcebispo, preside a Festa do Círio de Nazaré e, há 26 anos, escreve anualmente o “Retiro Popular Quaresmal”. Em seu episcopado já criou 32 paróquias, área missionária e reitorias.  Em 2016,  esteve à frente do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), o segundo realizado na capital e, ano passado, presidiu a IX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Em 2020 presidirá o Sínodo Arquidiocesano.