Dom Irineu Roman se despede da Arquidiocese de Belém

Dom Alberto, Dom Antônio e Dom Irineu durante o anúncio do novo Arcebispo de Santarém. Foto: Luiz Estumano.

Nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a Arquidiocese de Belém se despede de Dom Irineu Roman, em  Missa de Envio e despedida, às 18h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração contará com a presença de todo o clero arquidiocesano e com transmissão, ao vivo, pelo Portal Nazaré e Facebook.

Após 20 anos de dedicação como sacerdote e bispo auxiliar, com um trabalho missionário preocupado com os mais necessitados e em conhecer a realidade de seu povo, comunidades e pastorais, Dom Irineu Roman se despede da Arquidiocese de Belém para assumir uma nova missão como o primeiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santarém, a partir do dia 2 de fevereiro de 2020.

“Nós perdemos, perdemos para ganhar juntamente pelo testemunho, o trabalho, a presença, a convivência dos três bispos em comunidade durante esses anos. Nosso Senhor leva Dom Irineu não para longe, mas para continuar o serviço da igreja, eu posso testemunha e faço também em nome de Dom Antônio, e faço com muita alegria, a competência e a dedicação inigualável de Dom Irineu ao serviço da Arquidiocese. Nossa Arquidiocese se orgulha em oferecer para Santarém esse novo Arcebispo, Dom Irineu Roman”. Palavras de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, durante o anúncio de Dom Irineu como arcebispo eleito de Santarém.

Dom Irineu Roman atuou na coordenação da Pastoral das Ilhas. Foto: Luiz Estumano.

Dom Irineu na Arquidiocese de Belém

Dom Irineu chegou à Arquidiocese de Belém em 15 de julho de 1999 e em outubro do mesmo ano tomou posse como pároco da Paróquia Santa Edwiges. Durante este período exerceu atividades na função de Vice-Diretor Ecônomo e Diretor da Comunidade  Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Ele também participou como membro do Conselho de Presbiteral e ainda exerceu a função de Vigário Episcopal da Região São João Batista até 31 de dezembro de 2013.

Ele participou de forma permanente de cursos, momentos de espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar  de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado por Dom Alberto, em Vista Alegre do Prata, no Rio Grande do Sul.

Ainda na Arquidiocese de Belém foi Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordenou a Pastoral das Ilhas.

E pelos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém, na Fundação Nazaré de Comunicação, apresentou na Rádio Nazaré, com Pastoral das Ilhas e Comunidade Mar a Dentro, o programa “Entre Nós”. Também chegou a apresentar, por alguns períodos, o programa a “Voz do Pastor”. Já na TV Nazaré, ficou à frente dos programas “Comunidade Viva”, onde se relatava a dia a dia das pastorais, paróquias e eventos da arquidiocese. Já o “Em Família”, Dom Irineu conhecia os benfeitores da Família Nazaré, juntos com essas famílias realizava um momento de benção e oração.

Dom Irineu foi ordenado pelo Arcebispo de Belém em 2014.Foto: Alan Monteiro.

Histórico

Dom Irineu Roman nasceu em 10 de agosto de 1958, em Vista Alegre do Prata, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) em 1º de janeiro de 19990 na cidade em que nasceu na Paróquia São José. Entre os anos de 1990 e 1991 exerceu o cargo de professor, ecônomo e vigário paroquial, e cuidou da formação dos seminaristas e esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa, em Caxias do Sul, no RS.

No período de 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Dom Irineu também foi formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina, no Distrito Federal, até 1998. E em 1999 exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo, SP.