Elevação da Prelazia à Diocese do Xingu

Foto: Leonardo Monteiro.

No último sábado, 1º, no Centro de Eventos de Altamira, localizado Av. Jader Barbalho, aconteceu a Elevação da Prelazia à Diocese do Xingu em Altamira e o atual bispo Prelado, Dom Frei João Muniz Alves torna-se o primeiro bispo Diocesano com o lema episcopal "Louvado sejas, meu Senhor".

O primeiro bispo Diocesano, Dom Frei João Muniz teve seus primeiros votos emitidos na Ordem dos Frades Menores em 1968 e os votos solenes em 1991. Sua ordenação aconteceu em 1993 e após filosofia e teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, em Teresina, obteve o Mestrado em Filosofia e Mestrado e doutorado em Teologia Moral em Roma, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 2007.  Em 23 de dezembro de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo prelado do Xingu

Foto: Leonardo Monteiro.

O Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, esteve presente representando o Papa Francisco na oficialização por meio da Santa Missa. "Minha presença aqui é também uma presença afetiva que visa externar o carinho do Santo Padre por este povo, venho trazendo sua bênção e estima" destacou Dom Giovanni. A celebração teve a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano de Santarém.

Foto: Leonardo Monteiro.

Em 1934, o Papa Pio XI criou a Prelazia do Xingu por meio da Bula “Animarum Bonum Postulat” e submeteu a nova circunscrição eclesiástica à Província Teutônica da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS). Foi desmembrada da Prelazia de Santarém e da Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia.