Encenações da Paixão de Cristo em abril

Foto: Luiz Estumano

Com a aproximação da Semana Santa, marcada para ocorrer do domingo, 14, a sábado, 20, várias paróquias, comunidades e grupos se organizam para realizar a dramatização da Paixão de Cristo, um dos eventos centrais da fé cristã.

A Via Sacra consiste em uma reconstituição da caminhada de Jesus Cristo desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário. Com a dramatização teatral, os fiéis conseguem visualizar e relembrar a trajetória de Jesus nas estações: condenação, carregamento da Cruz, as quedas, seu encontro com Maria, ajuda de Simão Cirineu para carregar a Cruz, Verônica enxugando seu rosto, o consolo das filhas de Jerusalém, o despojamento das suas vestes, sua crucificação, morte, a descida da Cruz e o seu sepultamento.

Paróquia Santíssima Trindade

Nos dias 16 e 17 de abril a Paróquia Santíssima Trindade, no bairro da Campina, convida todos para participar da apresentação da Paixão de Cristo, às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, situado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, no Umarizal.

O espetáculo visa apresentar todos os momentos vivenciados por Jesus, desde a Santa Ceia até a Ressurreição, levando a reflexão, neste tempo favorável, sobre o que Jesus passou para nos livrar da escravidão do pecado. Os ingressos estão à venda no valor de R$ 40,00, na Paróquia e com os membros do grupo Trindade Jovem. Mais informações: (91) 98460-8326 ou (91) 98221-6611.

Associação Católica Adoremos ao Senhor (ACAS)

A Associação Católica Adoremos ao Senhor (Acas) promove a dramatização da Paixão do Senhor no próximo dia 14 de abril (domingo), às 17h, no Teatro Margarida Schivasappa, localizado na Avenida Gentil Bittencourt.

O objetivo do evento é a evangelização pelo teatro e foi inspirado nos evangelhos, escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus, diário de Santa Faustina e da meditação da via sacra eucarística de São Pedro Julião Eymard.

Os ingressos podem ser adquiridos, no valor de R$ 20,00 mais um quilo de alimento não perecível, em alguns pontos de venda da cidade: Catedral Metropolitana de Belém, doceria na Rua Alferes Costa e loja de jóias em um shopping localizado na Av. Padre Eutíquio. Mais informações: 98142-5600/ 98124-7344/ 98253-5357.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica

Os membros do Conselho Juvenil da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, escolheram o dia 19 de abril (sexta-feira santa), às 19h, para a realização da dramatização da Paixão de Cristo, em frente à Igreja Matriz, na Avenida José Rodrigues dos Santos.

O espetáculo reúne mais de 35 pessoas que estão participando de uma maratona de ensaios. Carolina Almeida, coordenadora do núcleo jovem, explica que o espetáculo é um meio de evangelização. Ainda segundo ela, a expectativa para o dia do evento é grande: “Eles estão buscando melhorar o seu papel na peça tanto individualmente como em grupo. Estão trabalhando tanto na estrutura quanto na oração para que os pontos negativos do ano passado possam ser corrigidos este ano”.

Paróquia Jesus Ressuscitado

Os membros do grupo “Jovens Ressuscitados” da Paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro da Marambaia, promove na sexta-feira santa, 19, a apresentação teatral da Paixão do Senhor, às 19h, no estacionamento da paróquia.

A produção conta com a participação de 30 jovens divididos em oito cenas que se passarão em dois cenários: palco e próximo da platéia. A coordenadora Renata Ávila explica a divisão dos cenários: “Será feito no estacionamento paroquial por conta do espaço ser maior. Apresentaremos as estações até o momento em que Jesus é retirado da cruz”.

É a primeira vez que a Paróquia proporciona esse momento para os fiéis por isso a preparação dos jovens foi antecipada com as audições para escolha de personagens, ainda em janeiro, e o início dos ensaios em fevereiro. Com a aproximação da Semana Santa o grupo intensifica os ensaios, como destaca a coordenadora: “Agora estamos ensaiando três vezes na semana, mas iremos intensificar os ensaios na primeira semana de abril para deixar tudo acertado”.  Até 2018, o grupo apenas exibia o filme da Paixão de Cristo.

Paróquia São Geraldo Magela

No bairro de Val de Cans, as crianças da catequese da Paróquia São Geraldo Magela encenam as estações da Via Sacra na sexta-feira, dia 12, às 18h. Haverá transmissão, ao vivo, pelas redes sociais da Paróquia.

Paróquia São Pedro e São Paulo

Os moradores do bairro do Guamá poderão participar da dramatização da Via Sacra organizada pela Paróquia São Pedro e São Paulo no dia 19 (sexta-feira), às 7h, com saída da Praça Benedito Monteiro até a Igreja Matriz com reflexão das estações.

Paróquia Natividade de Nosso Senhor

A Paróquia Natividade de Nosso Senhor realiza a encenação da Via Sacra em dois dias: quarta-feira santa, 17, e sexta-feira santa, 19, respectivamente, às 19h30 e às 19h. Na sexta-feira a Via sacra será luminosa pelas ruas do bairro com saída do final da linha de ônibus Dom Pedro/Sideral em direção à Igreja Matriz.