Equipes de Nossa Senhora festejam missão de 45 anos em Belém

Foto: Divulgação.

As Equipes de Nossa Senhora (ENS), movimento de espiritualidade conjugal que reúne, em nome de Jesus Cristo, casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimônio, em busca da santificação, completam no mês de novembro, 45 anos de lançamento da primeira Equipe em Belém. São grupos formados de cinco a sete casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual (SCE), que atuam sob a invocação de um título de Nossa Senhora, seguindo um estatuto aprovado pelo Vaticano.

O movimento foi criado em 1939, na França, por quatro casais e pelo servo de Deus, padre Henri Caffarel, sacerdote cuja vida está em processo de canonização. A espiritualidade conjugal chegou ao Brasil em 1950 e atualmente é vivenciada pela Igreja de 92 países.

O pioneirismo do movimento em Belém, iniciado por sete casais e um sacerdote que se lançaram como a primeira Equipe de Nossa Senhora de Nazaré em 17 de novembro de 1973, hoje celebra a presença de 1.327 membros na Região Norte II (Província Norte).

CRESCIMENTO – As ENS na Província Norte atualmente são constituídas por 622 casais, 12 viúvas, 2 viúvos, 61 Sacerdotes Conselheiros Espirituais e 8 Acompanhantes Espirituais Temporários. “A Espiritualidade Conjugal encontrou fértil campo nos corações dos casais do Pará e se espalhou pelo Estado”, pontuou o equipista Fernando Jares.

O movimento de espiritualidade conjugal na Província Norte conta com casais missionários em oito cidades na Região Norte II: Belém, a capital do Estado do Pará, e os municípios de Castanhal, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Capitão Poço, Capanema, Salinópolis e Abaetetuba. Também no município de Tucurui acontecem três Experiências Comunitárias, passo inicial para a criação de Equipes.

ANIVERSÁRIO – A tão importante data foi partilhada por grande número de equipistas presentes à Missa mensal do Movimento, no dia 17 de novembro, na Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), em Belém, celebração presidida padre Idamor da Mota, Conselheiro Espiritual da Região Norte II, e concelebrada pelo padre Giovanni Incampo, responsável pelo lançamento das ENS em Belém e ativo Conselheiro Espiritual até hoje na Equipe 4ª, e pelo padre Lindomar Silva Pinheiro, SCE da Equipe 6B.

A celebração solene contou também com a presença dos Casais Responsáveis da Região Norte II, Edilene e Edson, e os Casais Responsáveis dos Setores Castanhal, Dedê e Erick; de Capanema, Jessi e Valdo, além dos casais dos três Setores de Belém, Maria Amélia e Roberto (A), Bené e Nilson (B) e Georgina e Laércio (C).