Faculdade Católica de Belém inicia ano letivo 2020

Fotos: Luiz Estumano.

Na manhã desta segunda-feira, 3, foi realizada a Aula Inaugural do primeiro semestre letivo da Faculdade Católica de Belém, localizada na BR 316 km 6, em Ananindeua.

A programação iniciou com celebração eucarística na Paróquia São Pio X, situada no mesmo complexo da Faculdade Católica, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, também esteve presente na aula inaugural.

Após santa missa todos seguiram para o auditório Guará, onde a programação seguiu com várias palestras. Para o cônego Vladian Alves, diretor geral da Faculdade Católica, o início do ano letivo é um momento de escuta e reflexão. “No primeiro momento eu tenho a grata satisfação de abrir o ano acadêmico nesse itinerário, que iremos iniciar dando os primeiros passos assim. Dom Alberto esteve conosco, presidiu Santa Missa, ele que é o grão-chanceler e também nos deu algumas orientações e algumas coisas que nos inspiram também a fazer e viver este ano de 2020”.

O diretor geral ainda destaca que o diferencial da instituição é ter a sensibilidade de dialogar com as diferentes áreas, como explica: “Nós procuramos ver aquilo que as diretrizes pedem, mas  aquilo também que é um pouco a perspectiva do MEC já que nós somos assim uma faculdade. Temos que ter a sensibilidade de dialogar, ter aquele diálogo inter-religioso, dialogar com as culturas, com as religiões percebendo a importância e agora, é claro, a luz da nossa identidade mesmo cristã católica aprofundar tudo isso e ter um olhar amplo de todas essas realidades”, enfatiza cônego Vladian.

Alunos assistiram palestra sobre filosofia e teologia.

Os novos e antigos alunos receberam uma manhã de formação com palestras voltadas para teologia e filosofia. Esta última foi conduzida pelo professor Arnin Braga abordando o tema “pra que estudar filosofia?” para esclarecer dúvidas para os novos alunos e relembrar os antigos acerca do assunto.

“Em filosofia, em especial, nós preparamos uma aula que tem como tema ‘pra que estudar filosofia?’ tanto nesse contexto, que nós estamos atualmente como também no contexto dentro da Igreja, dentro do Seminário, porque o objetivo dessa aula inaugural é lembrar algumas coisas para os alunos que estão aqui, e explicar para os alunos que estão entrando o por quê estudar filosofia, por exemplo, dentro de um ambiente da Igreja, dentro de uma carreira seminarística e também pra aquelas pessoas que querem se aprofundar mais na sua fé católica e por isso buscam a faculdade católica para estudar”, esclarece o professor.

Aula Inaugural inicia as atividades do primerio semestre de 2020.

A outra palestra do dia foi ministrada pelo professor padre Aldo Fernandes com enfoque no método de investigação teológica, ferramenta relevante tanto para o curso de filosofia quanto para o curso de teologia, como explica o sacerdote.  “Nós fomos convidados a falar do método de investigação teológica, porque se trata de uma ferramenta de vários estudos muito importante seja para o curso de filosofia como também para o curso de teologia, ambas as disciplinas requerem uma racionalidade”.

Ainda de acordo com ele, a racionalidade requerida pelas duas disciplinas precisam ser acessadas a partir de métodos, como prossegue esclarecendo: “acessada através de métodos de leitura, de interpretação, portanto a hermenêutica, o encontro com a palavra de Deus, que é uma pessoa, que é Jesus Cristo, requer uma reação, uma reação intelectual, espiritual, moral, de conversão e a teologia se destina a isso: a fazer discípulos missionários de Jesus Cristo úteis para o mundo, para a missão da Igreja no mundo. Então nossa tarefa será aprofundar a validade do método de investigação teológica”, finaliza o professor.