Faculdade Católica de Belém realiza formatura da primeira turma de Filosofia

Fotos: José Lucas – ASCOM São Pio X

Na última sexta-feira, 1º de fevereiro, ocorreu Missa em Ação de Graças e Cerimônia de Formatura da Turma de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica de Belém, em Ananindeua.

A Missa em Ação de Graças foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia São Pio X, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e Grão-Chanceler da Faculdade Católica, e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman, Bispos Auxiliares; pelo cônego Vladian Alves, Diretor Geral da Faculdade e demais padres.

Em sua homilia, o Arcebispo de Belém refletiu sobre a caminhada dos formandos ao longo do percurso acadêmica.

Em seguida ocorreu a Cerimônia de Formatura da Turma de Filosofia, presidida pelo cônego Vladian Alves, Diretor Geral da Faculdade Católica e contou com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Dom Antônio de Assis Ribeiro e demais professores da instituição.

44 formandos em Filosofia na primeira turma da Instituição

A Faculdade Católica de Belém formou 44 alunos no curso de Bacharelado em Filosofia, em sua primeira turma. Os alunos realizaram um percurso de três anos de formação.

Para o cônego Vladian Alves, esse momento é mais uma etapa de todo o processo. “Neste ato solene de hoje de outorga de grau em Bacharel em Filosofia marca mais um tempo neste processo. Marca a confirmação dos passos dados nesse itinerário acadêmico. Certamente, contando com as bênçãos e a providência de Deus, a Faculdade Católica começa a se consolidar e poder assim também exercer a sua missão”, explica o diretor.

A ocasião também foi celebrada pela Arquidiocese de Belém, pois marca um novo passo na caminhada dos formandos: o início da vida religiosa. Eles, posteriormente, servirão a Igreja por meio do sacerdócio.

Para o formando Silas Ferreira, os três anos foram de dificuldades e de aprendizado com os estudos filosóficos, como explica: “É um sonho dos bispos do Regional e nosso também. Apesar desse período ter sido muito dificultoso, também foi muito proveitoso para cada um de nós seminarista e também alguns leigos. A cada dia mais fomos aprendendo a amar também os estudos filosóficos para que pudesse também ajudar cada vez mais a nossa formação, nós que estamos caminhando rumo ao sacerdócio. Ajudou cada vez mais a criar um pensamento crítico”.
Formandos da Turma de Filosofia com Arcebispo de Belém e professores da Instituição.

O Arcebispo de Belém destaca a importância da formação para os futuros sacerdotes e a dedicação aos estudos. “Onde se desenvolve a paixão pela verdade, nós sabemos como a Igreja abençoa. É exatamente essa paixão pela verdade e isso faz muito bem aos que estudam, a Igreja e a sociedade”, concluiu.

O término desse novo ciclo permite várias possibilidades aos concluintes. O cônego Vladian Alves espera que com o conhecimento adquirido, os jovens possam ser inseridos na sociedade. “Esperamos que esses jovens, hoje, a maioria seminarista, possam, de fato, tendo esse conhecimento filosófico se inserir mesmo na vida da sociedade, na vida eclesial com uma formação filosófica que nos dá meios, instrumentos de ver o mundo. Então pensa que é uma qualificação que também se faz necessária e que ajuda no trabalho, na missão, na evangelização e na formação permanente também de outras pessoas”.