Festividade de Nossa Senhora de Fátima na Arquidiocese de Belém

Foto: Reprodução Facebook.

Maio é o mês dedicado a Virgem Maria e muitas homenagens são realizadas para celebrar os diversos títulos marianos. Na Arquidiocese de Belém o mês é marcado pela forte devoção a Nossa Senhora de Fátima com festividade, procissões e celebrações.

E em 2020, de modo excepcional por ocasião da pandemia do novo coronavírus, a programação será diferente.  Não ocorrerão as tradicionais procissões luminosas e atividades nas paróquias. Serão apenas transmissões das missas e novenas pela Rede Nazaré de Televisão e pelas redes sociais das paróquias de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima e em Icoaraci.

As homenagens na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, em Belém, iniciam no dia 1º de maio (sexta-feira), com novena às 17h e celebração eucarística às 18h30 com transmissão pelas redes sociais da paróquia e seguem até o dia 13.

No dia 13 de maio, data dedicada à padroeira, as missas serão realizadas às 7h e 18h presididas pelo cônego Silvio Trindade, pároco em Fátima, e pelo padre Ailton Melo, vigário paroquial. As missas serão de portas fechadas, com transmissão pelas redes sociais. No decorrer do dia a Paróquia ficará aberta somente para visitação com controle de acesso de número de pessoas.

Icoaraci

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no distrito de Icoaraci, também promove seus festejos no período de 1º a 13 de maio, com missas e novenas às 18h30 transmitidas pelas redes sociais.

A paróquia disponibilizou textos da novena para que os fiéis possam realizar em suas casas em família, (não ocorrerão as peregrinações). O Pároco, padre Adalberto Brandão, recomenda os fiéis  que preparem o espaço  para esse momento, “as famílias podem arrumar uma pequena mesa com uma imagem de Nossa Senhora, a Bíblia Sagrada e um recipiente com água para ser abençoada, o terço, carteira de trabalho e imagens devocionais”.

No dia (12), após a Santa Missa e novena, será o traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima que partirá da matriz paroquial em destino à Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci). O traslado contará apenas com o carro com a Imagem de Nossa Senhora e durante o percurso as famílias poderão fazer as suas homenagens diretamente de suas casas.

No dia 13 de maio as celebrações eucarísticas serão presididas pelo padre Adalberto Brandão, pároco, e pelo padre Glaucon Feitosa, vigário paroquial, de portas fechadas e com transmissão pelas redes sociais da paróquia. Pela manhã, às 8h, a Santa Missa será com a bênção dos idosos e enfermos e em intenção as vítimas pela pandemia do novo coronavírus.

E à noite, às 19h, será a novena solene na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças e em seguida ocorre o traslado de retorno para a Igreja Matriz de Fátima, apenas com o carro que levará a Imagem.

Durante o percurso pelas ruas do Distrito os padres pedem que os fiéis façam uma prece, a Deus pela intercessão de Maria, para que cesse esta pandemia que amedronta nossas famílias e nossa comunidade. A última celebração do dia será às 20h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima transmitida, ao vivo, pela TV Nazaré (canal 30.1 ou sintonia de sua cidade) e redes sociais.

Serviço:

Festividade de Nossa Senhora de Fátima
Período: 1º a 13 de maio de 2020
Somente transmissão da programação pelas redes sociais da Paróquia de Fátima (Belém) e da Paróquia de Fátima (Icoaraci)