Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, já está nos preparativos para a festividade de sua padroeira com o tema “Maria, Mãe de Deus, mãe da Igreja e nossa Mãe” e o lema “Mulher, eis o teu Filho” e “Eis a tua Mãe” (Jo 19, 26-27), que será realizada no período de 22 a 30 de junho.

O padre Márcio Halmenschlager, CSsR, pároco em Perpétuo Socorro, em mensagem, explica sobre o tema da festa 2019: “A Paróquia alegra-se mais um ano pela festividade em honra de sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Neste ano o tema da Festividade está em sintonia com o Círio de Nazaré. Sintamo-nos agraciados em celebrar o amor materno de Maria pelo seus filhos e filhas, motivando-nos a refletir “Maria: Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe”.

O pároco convida todos os paroquianos para viver a programação em unidade: “queridos e amados paroquianos preparemos o nosso espírito para grande festa e façamos esta belíssima missão em família, refletindo o amor de Deus, a exemplo de Maria. Vamos deixar ressoar as palavras de Jesus e ser presença materna e cuidadora junto aos sofredores, aos que vivem nas ‘periferias existenciais’ e prolongar o modo solidário de Maria junto aos crucificados”.

Como parte da programação festiva o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza visitações por Belém. No dia 6, às 7h, a visita ocorreu na Praça Brasil e no dia 7 (sexta-feira) esteve na Fundação Nazaré de Comunicação.

No dia 15 (sábado), às 19h, haverá Casamento Comunitário. E no domingo, 16, às 7h, a missa será dedicada aos enfermos com a presidência de Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém. Em seguida (8h30) haverá café da manhã e as demais celebrações seguem em seus tradicionais horários dominicais.

No período de 17 a 21, às 6h, terá alvorada nas comunidades. E na sexta-feira, 21, a missa de encerramento do novenário será às 19h.

A programação do sábado, 22, inicia a partir das 7h30 com missa campal no Ver-o-Rio seguida de carreata. Ela fará o seguinte percurso: Ver-o-Rio, Rua Marechal Hermes, Av. Visconde de Souza Franco, Rua Boaventura da Silva, Av.Visconde de Souza Franco, Rua Jerônimo Pimentel, Trav. Soares Carneiro, Av.Senador Lemos, Trav. Coronel Luís Bentes, Rod. Arthur Bernardes e Igreja Matriz. Ainda no sábado ocorrerá o jantar da Santa, às 20h, no  Centro Cultural.

No domingo, 23, as crianças homenageiam Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com celebração eucarística e procissão, às 7h30. A caminhada inicia na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e passará pela Pracinha (Portelinha), Trav. Djalma Dutra, Av. Pedro Álvares Cabral, Trav, Coronel Luís Bentes, Rua do Una, Pass. João Coelho, Rua Gonçalves Ferreira, Pass. das Flores e Igreja Matriz.

A programação do dia 24 (segunda-feira) começa com visita do Ícone na Escola Santo Afonso. Às 19h haverá Santa Missa seguida de reunião do Movimento Terço dos Homens. Na terça-feira, 25, as celebrações serão às 05h30, 06h30 e 17h30 e as novenas perpétuas se realizarão no horário de 6h às 21h.

O dia 27, data dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, será marcado por missas solenes nos seguintes horários: 7h, 12h e 19h. E às 20h terá a procissão luminosa, com saída da Igreja Matriz, percorrendo a Rod. Arthur Bernardes, Trav. Coronel Luís Bentes, Rua Frederico Schnneider, Trav. Rosa Moreira, Av. Senador Lemos, Pass. das Flores e retornando para a Matriz.

Ainda dentro da programação da festa acontecerá a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 28, 19h.  A juventude homenageia a padroeira no dia 29 (sábado) com caminhada, a partir das 16h e celebração eucarística. A caminhada saíra da Rua do Fio (em frente a Unidade de Saúde do Telégrafo) e seguirá pela Pass. São João, Pass. Bom Futuro, Rua Tancredo Neves (canal), Pass. Santa Cruz, Pass. Náutica, Pass. União, Pass. Juscelino Kubitschek, Passa, Santa Rita, Rodovia Arthur Bernardes e Igreja Matriz.

O encerramento da festividade será no dia 30 (domingo) com celebração eucarística, às 19h, e as demais missas seguem em seus horários normais. A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também está organizando uma programação cultural com jantar, arraial, apresentações culturais e venda de comidas típicas.

Serviço:

Festividade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Período: 22 a 30 de junho de 2019.
Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rodovia Arthur Bernardes, 459 – Telégrafo
Mais informações: acesse as redes sociais ou o site da Paróquia.