Homenagens ao glorioso Santo Antônio seguem até dia 13 de junho

Seguem até a quarta-feira, 13 de junho, as homenagens ao glorioso Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, como também é conhecido. Nos bairros da Batista Campos, São Braz e Coqueiro, acontecem a tradicional trezena e o arraial em honra do santo franciscano.

Batista Campos

Na paróquia Santo Antônio de Lisboa, os festejos iniciaram no dia 1º com as trezenas celebradas nos horários das 6h; 12h; 17h; 19h na capela da Praça Batista Campos. A trezena das 17h é transmitida pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.1, e pela fanpage da Fundação Nazaré de Comunicação. Aos domingos às 8h; 11h; 17h; 18h30 e 20h, com transmissão ao vivo da celebração das 8h.

Na matriz paroquial localizada na Rua Fernando Guilhon, as trezenas diárias são celebradas às 19h. Aos domingos, às 6h30; 9h30 e 18h30.

Com o tema “Santo Antônio, ensina-nos o caminho da paz e do bem”, a programação segue até quarta-feira (13) quando se comemora em toda a Igreja a memória litúrgica do padroeiro. Para esta data, está programada a procissão de Santo Antônio, com saída da capela após a trezena das 17h. O trajeto será o seguinte: Capela, Rua dos Tamoios, Avenida Serzedelo Corrêa, Rua dos Timbiras, Rua dos Apinagés até a matriz da Rua Fernando Guilhon. Na chegada da procissão haverá Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O arraial de Santo Antônio é realizado de sexta a domingo na área externa da capela. Na matriz, a programação cultural será nos dias 12 e 13, sempre após a trezena.

Paróquia dos Capuchinhos

Embora dedicada à São Francisco de Assis, a paróquia administrada pelos Frades Menores Capuchinhos localizada na Travessa Castelo Branco realiza todos os anos a tradicional homenagem à Santo Antônio, visto que o santo viveu na Ordem fundada pelo “pobrezinho de Assis”. A trezena iniciou no dia 31 de maio e segue até o dia 12 de junho nos horários de 6h45; 11h15 e 18h30, com bênçãos específicas a cada dia para os idosos, casais e famílias, benfeitores e voluntários, jovens e estudantes, lírios, crianças, namorados e a bênção dos pães no último dia da festa.

No dia 13 de junho, dedicado ao glorioso taumaturgo, como é chamado Santo Antônio pela Igreja por conta dos numerosos milagres que operou ainda em vida, haverá Missa Solene, às 7h, 11h e 18h. Após a celebração das 18h, os devotos saem em procissão conduzindo a imagem do padroeiro e levando lírios nas mãos em lembrança da pureza do santo, que faleceu virgem aos 39 anos de idade, no ano de 1231, na cidade italiana de Pádua.
O arraial acontece todas as noites na quadra coberta da paróquia, com vendas de comidas típicas e atrações musicais. Toda a renda será revertida para a manutenção da Casa do Pão, instituição fundada em 1953 e que atende um total de 320 idosos carentes. Há distribuição de 210 cestas básicas, bimestralmente. 25 voluntários se dedicam à Casa do Pão durante a semana. O ambulatório oferece gratuitamente, aos idosos cadastrados, atendimento de Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia e Odontologia.

Coqueiro

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, está em festa desde o dia 1º, quando houve apresentação da relíquia do padroeiro e Santa Missa de abertura. As trezenas são realizadas diariamente às 18h30 até o dia 13, quarta-feira. Com o tema “No coração da Igreja e da sociedade, ‘sede sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14), a paróquia celebra o jubileu dos 50 anos de fundação.

Serviço:

Festividade de Santo Antônio – até o dia 13 de junho (quarta-feira)

Batista Campos– Para mais informações, ligue para o telefone (91) 3215-7004;

Capuchinhos– Mais informações pelo telefone (91) 3073-1500;

Coqueiro – Informações no (91) 3237-8350.