Imagem de Rainha da Amazônia retorna após visitação a Portugal

Fotos: Leonardo Monteiro.

Entre os dias 22 e 26 de janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou Portugal com uma extensa programação, além da participação no Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, evento que faz parte do lançamento da Candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A Rainha da Amazônia desembarcou no Aeroporto Internacional de Lisboa e foi recepcionada por batedores da polícia local e conduzida para o Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde ficou para veneração dos fiéis até dia sexta-feira, 24. E neste dia, às 12h (horário local), foi realizada celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e concelebrada pelo padre Luiz Carlos, reitor da Basílica Santuário de Nazaré (Belém do Pará), no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.

Carreata na Cidade da Nazaré, em Portugal.

Ainda no dia 24, por volta de 15h20, a Imagem Peregrina junto com a sua comitiva seguiram para a cidade de Nazaré, onde chegaram em torno de 17h30. E a partir daí a Imagem Peregrina foi colocada em um andor com uma redoma e em seguida iniciou a carreata.

A programação do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré começou no dia 24 e seguiu até o último domingo, 26. Procissão das velas, testemunhos de fé, atividades culturais, momento de dedicação a candidatura e para notas sobre a viagem da Imagem Peregrina desde a Terra Santa até Portugal fizeram parte das atividades promovidas no Encontro.

Comitiva brasileira no Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré
O último dia do evento foi marcada pela celebração eucarística presidida por Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, e concelebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e pelos reitores dos Santuários de Nossa Senhora de Nazaré de Belém e Portugal, padre Luiz Carlos e padre Paolo Lagatta.

O objetivo da candidatura é ampliar e fomentar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em várias partes do mundo onde o culto já existe. Por ocasião do dossiê, requisito para a candidatura, foi realizado um trabalho de mapeamento que identificou mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré entre igrejas, capelas, círios, festividades, santuários, escolas e obras sociais. Em 2013, a UNESCO já reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.