Instituto Vicentino Catarina Labouré comemora Jubileu de Carvalho

Foto: Reprodução Facebook

No próximo domingo, 2, será comemorado os 80 anos do Instituto Vicentino Catarina Labouré, localizado na Avenida Senador Lemos nº 3864, no bairro da Sacramenta e haverá uma programação comemorativa durante toda semana com início nessa segunda-feira até o dia 2.

Hoje, 27, a manhã iniciou com cerimônia de abertura com os alunos. De segunda a sexta-feira, a programação é voltada para os alunos, pela manhã com o fundamental I e o ensino médio, primeiro e segundo ano e no período da tarde com os alunos do fundamental II e nono ano.

Os alunos vão apresentar com fotos, teatro e músicas, a cada dia da semana, duas décadas ligadas aos acontecimentos da instituição ligados ao contexto histórico do mundo, do Brasil e do Estado do Pará. Esta atividade compõe a exposição, que ficará no hall do Instituto, e será aberto para ex alunos e pais dos estudantes.

No sábado, 1º, acontecerá o Passeio Vicentino aberto ao público em comemoração ao Jubileu de Carvalho com saída do colégio às 7h, seguindo o itinerário Senador Lemos, seguindo pela Dr. Freitas, Pedro Miranda, Perebebuí, retornando para o colégio. Ao longo do passeio haverá paradas reflexivas sobre a trajetória do Instituto.

A inscrição poderá ser feita na coordenação do colégio e a camisa do evento poderá ser adquirida no mesmo local até terça-feira, 28, no valor de R$ 20,00.

No dia 2 de fevereiro, data do Jubileu de Carvalho, acontecerá a missa solene no auditório do Instituto às 7h30, seguida da bênção do celebrante Carlos César Gonçalves de Olveira na escola e o encerramento com fixação da placa comemorativa aos 80 anos e ao final terá queima de fogos.

O Instituto Vicentino Catarina Labouré tem como missão para além da educação, a iniciação na vida cristã e na formação de bons profissionais, como é citado pelo Coordenador Pedagógico Daniel Passinho: “os nossos valores estão fincados na fé, são da própria origem vicentina e o nosso diferencial está na acolhida, é da maneira diferenciada desse acolhimento, o acolhimento faz toda diferença na vida do aluno”.

História do Instituto Vicentino Catarina Labouré

O Instituto Vicentino Catarina Labouré foi fundado em 2 de fevereiro de 1940, no bairro da Sacramenta, pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, sendo sua primeira irmã Madalena Avelar.

O maior objetivo da formação das irmãs com o Instituto é “proporcionar uma educação vicentina de qualidade fundamentada na pedagogia do mestre Jesus, conduzida pela sua promoção humana e cristã, tem como visão acreditar em uma sociedade alicerçada nos valores do Reino de Deus e investe nos valores que permeiam o carisma Vicentino, a educação humana e cristã, a inclusão, o respeito e as diferenças, formação da consciência crítica e ecológica” de acordo com a Irmã Mirleny, que está na Instituição a 4 anos.

Em 1942 iniciou a matrícula para os primeiros alunos e no total eram 154 com funcionamento no salão da capela de São Sebastião. Em outubro de 1951, foi inaugurado o lactário para crianças de 0 a 6 anos e lá as famílias recebiam leite e roupas. A abertura da creche só veio em 1953 com nome de Júlia Pães em homenagem a sua benfeitora.

A base do Instituto sempre foi a caridade e por meio dela que as irmãs conheciam as necessidades que haviam na comunidade e dela surgiu todas as obras que aconteceram e com isso, a necessidade da escola para crianças do jardim a quinta série visando ampliar a assistência social. Além das crianças, o colégio fornecia cursos para adultos se alfabetizarem.

O fundamental II surgiu em 1974 e em 2016, por meio de uma assembleia houve a reforma do Estatuto Social e em consequência a mudança do nome para Grupo Educacional Vicentino da Amazônia – Instituto Vicentino Catarina Labouré com educação de 1º a 9º e filias em com fundamental I em Igarapé Miri e Tucuruí.

Instituto Vicentino Catarina Labouré comemora Jubileu de Carvalho

Data: 27/01 a 02/02