Ministério da Caridade promove primeira assembleia em 2020

Foto: Lorena Saraiva.

Na tarde da última sexta-feira, 28 de fevereiro, ocorreu a primeira assembleia de 2020 do Ministério da Caridade da Arquidiocese de Belém, no auditório da Cúria Metropolitana, localizado na Av. Governador José Malcher, com a participação de representantes de movimentos, pastorais e comunidades da Igreja de Belém e com a presença de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém.

A proposta é que por meio do Ministério da Caridade as instituições católicas filantrópicas de assistência social possam realizar um trabalho em rede para ampliar a fortalecer cada vez mais o serviço da caridade na Igreja.

A primeira assembleia foi um momento de conhecimento e troca entre as diversas instituições católicas filantrópicas de assistência social para iniciar esse processo de trabalho em rede. “A Igreja Católica faz um trabalho muito bonito de serviço da caridade, mas a caridade não pode ser feita de modo disperso, ela tem que ser trabalhada de modo organizada. Então nós queremos através do ministério da caridade reunir e congregar todas as instituições que tem esse compromisso de promoção, de ações transformadoras na vida da sociedade. Podem ser pastorais, movimentos, escolas, hospitais e assim por diante. Então queremos na verdade estimular um processo de conscientização do trabalho em rede”, explica Dom Antônio sobre a importância da criação dessa rede.

Entre os presentes estava a Hilma Lúcia, paroquiana da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e secretária da Pastoral dos Surdos, que atua em Belém há 24 anos. Entre os serviços ofertados pela Pastoral está o curso de libras para a comunidade, disponibilizado duas vezes ao ano em cada semestre; a interpretação em libras de missas e catequeses e atividades esportivas para pessoas surdas.

Cadastro de Instituições Católicas Filantrópicas de Assistência Social

Para fortalecer as ações e planejar de forma mais eficaz, a Arquidiocese de Belém solicitou a atualização do cadastro de todas as instituições católicas filantrópicas de assistência social por meio deste link. A primeira etapa do cadastro encerrou no dia 20 de fevereiro com 29 instituições cadastradas.

Em breve haverá mais uma etapa de cadastramento para atingir o número máximo de instituições para o trabalho em rede, como detalha o Bispo Auxiliar:  “então vamos continuar e pedir que as instituições façam o seu cadastro para termos uma ideia concreta da beleza do trabalho católico e isso se insere também dentro do contexto do Sínodo. O Sínodo é um caminho de promoção da ação conjunta, da corresponsabilidade, da sinergia, da comunhão”.

Ministério da Caridade

O Ministério da Caridade é o fórum permanente de reflexão, interação e partilha entre as organizações católicas de atuação sócio-transformadora buscando o fortalecimento das mesmas em prol da promoção do reino de Deus.