Missa dos Comunicadores em preparação para o Círio 2019

Fotos: Luiz Estumano.

Profissionais de comunicação e coleteiros, membros do Encontro de Casais com Cristo que atuarão na coleta do Círio 2019, participaram da Missa dos Comunicadores na noite da segunda-feira, 7, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo cônego Roberto Cavalli Jr., cura da sé e diretor geral da Fundação Nazaré de Comunicação e concelebrada pelo padre Gelcimar Santos, diretor espiritual do Ecc, e pelo padre Geraldo, de Belo Horizonte.

Comunicadores da Fundação Nazaré de Comunicação e da Assessoria da Basílica Santuário de Nazaré estiverem presentes na celebração eucarística em preparação para a intensa jornada de atividades do Círio de Nazaré.

A jornalista Emília Jacob, assistente de produção da Rádio Nazaré FM, destaca a participação na missa como um momento de unidade para os profissionais da Fundação e do Estado do Pará. “Eu acho que primeiro é um momento de agradecimento por todo um ano de trabalho. “ um momento de nós nos unirmos como comunicadores e entregar a nossa missão desse ciclo que é o Círio”, finaliza Emília.

Durante a homilia, o cônego Roberto lembrou que nesta data, 7 de outubro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário e que com a oração do rosário é possível obter a contemplação que nos leva a Deus. Ele ainda destacou que esta oração é um convite para a vivência da fé.

Casais do ECC foram enviados para a Coleta do Círio 2019.

A escolha de Deus à Virgem Maria, a graça de Deus à Maria e o Sim da Mãe de Jesus foram os três principais pontos de reflexão da homilia da celebração eucarística. A escolha de Deus pela Virgem Maria para ser mãe do Salvador também é uma escolha Dele por nós, como ressaltou o cônego Roberto. O SIM de Maria é o sim da humanidade para viver a fé.

O cônego Roberto também fez uma reflexão especial para os comunicadores presentes. “ O acesso a informação nos dá o suporte para o aprofundamento” e o saber responsável também é importante. Ele ainda lembrou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Comunicação Social e enfatizou que os comunicadores possuem a missão de vivenciar e levar a Boa Nova no Círio de Nazaré.

Profissionais de comunicação participaram da celebração.

Os coleteiros também foram convidados a refletir sobre sua missão durante as romarias. “seja quem for, todos devem buscar levar a Boa Nova”. Ao final da celebração, o cônego Roberto convidou todos os presentes a rezarem a oração pelo Sínodo para Amazônia, que ocorre em Roma até o dia 27 de outubro. Oscoleteiros foram abençoados e enviados para a missão deste ano.

Cerca de 500 casais realizam o trabalho voluntário da Coleta do Círio 2019 nas diferentes romarias do Círio de Nazaré. No Traslado para Ananindeua (11 de outubro) serão 400 coleteiros nas ruas, no sábado (12 de outubro) 160, na Trasladação (12 de outubro) 200, no Círio (13 de outubro) 240 e no Círio das Crianças 160 coleteiros.Os casais responsáveis pela coleta estarão devidamente uniformizados e identificados.

O casal Tiago Pereira e Fabricia Matos participa da coleta desde 2018 e a missa de envio é uma ocasião de abastecimento espiritual para a missão, como explica o coleteiro: “a missa em si, essa presença nossa na Igreja diante da Imagem de Nossa Senhora é essencial pra abastecer, dar aquela injeção de ainda mais ânimo pra gente agüentar, que não podemos negar é puxado, mas é com muito amor que a gente faz isso. Então a gente vem aqui diante dela para colocar todo o nosso amor mais uma vez ao serviço dela, ao serviço da Igreja, é muito importante por isso”, conclui Tiago.