Mosqueiro celebra Nossa Senhora do Ó

Foto: Luiz Estumano.

Refletindo o tema “Com Maria, anunciamos Jesus na Amazônia Missionária” a Paróquia Nossa Senhora do Ó, localizada no distrito de Mosqueiro, realiza festividade para homenagear sua padroeira entre os dias 7 e 18 de dezembro.

A programação iniciou na última terça-feira, 3, com homenagens e no dia 4 (quarta-feira) terá a moto romaria, com saída da Igreja de São Sebastião (Baía do Sol), às 16h, com destino a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Na chegada haverá Santa Missa e às 20h acontece carreata com a imagem de Nossa Senhora do Ó até o furo das marinhas.

No dia 5 as celebrações serão realizadas às 7h e às 12h, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Furo das Marinhas presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém. Ao final da Santa Missa inicia a Caminhada da Fé com destino a Igreja Matriz. Na chegada será a inauguração das luzes da Igreja e benção dos fiéis. Ainda neste dia terá celebração às 18h30.

Na sexta-feira, 6, a partir de 7h, a imagem de Nossa Senhora do Ó visita os setores da missão do Caruaru, Castanhal do Mari-Mari e Itapeuapanema. E às 16h ocorre o encerramento das peregrinações em família.

A programação durante o sábado, 7, será intensa com início às 8h com Santa Missa na Capela de Santa Rosa de Lima no Caruaru e em seguida começa a procissão fluvial até o Porto do Pelé. Às 10h30 os ciclistas homenageiam a padroeira na ciclo romaria até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó com parada no Mercado Municipal. Na chegada haverá benção solene.

Missa da Trasladação será às 18h30 do sábado com a presidência do padre Carlos Silva, vigário paroquial de Nossa Senhora do Ó. Em seguida começa  a romaria com saída da Matriz para a Capela Sagrado Coração de Jesus, situada no bairro do Chapéu Virado.

No dia 8 de dezembro (domingo), fiéis vão as ruas de Mosqueiro para homenagear Nossa Senhora do Ó na procissão do Círio. A programação começa às 7h com Missa Solene presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Santarém, na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado. Após a Santa Missa inicia a Romaria com destino a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.

Ainda no dia 8, às 18h, tem início a Novena em honra da padroeira com bênção do Santíssimo Sacramento e em seguida celebração eucarística presidida pelo padre Carlos.

Durante a festividade as missas ocorrem às 6h e 18h30 durante a semana. E às 18h novena de Nossa Senhora do Ó. Na segunda-feira,9,  a celebração de 18h será dedicada aos  idosos com bênção e unção. A programação conta com terço da aurora, diariamente, às 5h30 da manhã.

No dia 15 de dezembro (domingo) será realizada a Corrida do Círio de Nossa Senhora do Ó, a partir de 5h30, com concentração em frente a Igreja Matriz, na Vila. Neste domingo as crianças também prestam sua homenagem a Nossa Senhora com procissão, a partir de 9h.

A festividade encerra no dia 18 com uma programação diversa. A partir de 5h30 com terço da aurora e as celebrações serão às 6h e 18h30. Ao final desta Santa Missa terá procissão luminosa com saída da Igreja Matriz e percorrerá algumas ruas do distrito e retornará para a Matriz. O encerramento será com sorteio de prêmios e show pirotécnico.

Serviço:

Festividade de Nossa Senhora do Ó
Período: 07 a 18 de dezembro de 2019.
Local: Paróquia Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro