Foto: Divulgação/ SETUR- PA |
O município de Oriximiná, localizado na região Oeste do Pará, realiza no primeiro domingo do mês de agosto (este ano no dia 5) o tradicional Círio fluvial noturno em honra de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O evento atrai fiéis e turistas de todas as partes do país e é considerada a maior festa religiosa da região, completando em 2018, 72 anos de devoção.
Com o tema "Santo Antônio, inspire-nos a ser sal da terra e luz do mundo em uma Igreja em missão", os festejos iniciam no sábado (4) com o traslado da imagem do santo até a comunidade de Santa Maria Goretti Aimim. Na noite do domingo, as várias embarcações se dirigem à mesma comunidade para a realização do grande Círio fluvial noturno que percorre as águas do Rio Trombetas.
Para iluminar o trajeto da procissão, os devotos soltam várias "barquinhas"- como são chamadas as luminárias confeccionadas com papel de seda, vela e aninha, de forma a não poluir o meio ambiente e abrilhantar a noite de devoção.
No cais da cidade uma multidão aguarda a chegada da balsa ornamentada especialmente para o Círio. Nela é depositado o andor com a imagem de Santo Antônio. Tem início a romaria terrestre, que segue rumo a matriz, onde é celebrada a Santa Missa campal. Após a eucaristia acontece o arraial.
A festa prossegue por 15 dias com programação religiosa e cultural. O encerramento é no terceiro domingo do mês de agosto.
|
Serviço:
Círio Fluvial noturno de Santo Antônio Data: 5 de agosto de 2018 Local: Município de Oriximiná, região oeste do Pará |
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Papua-Nova Guiné recebe Francisco, em segunda etapa de viagem-maratona
6 de setembro de 2024
Pastoral do Menor lança política nacional de proteção de crianças e adolescentes
6 de setembro de 2024