No aniversário de Belém, Fundação Nazaré de Comunicação exibe programação especial

Nesta quinta-feira, 12, a capital paraense completa 401 anos de fundação e da presença do Evangelho em terras amazônicas. Para celebrar a data, os meios de comunicação da Arquidiocese exibem programação especial durante todo o dia.

Logo pela manhã, às 8h, a TV Nazaré – canal 30 – transmite ao vivo a Santa Missa em ação de graças pelos 401 anos de fundação da cidade e de evangelização na Amazônia. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Catedral Metropolitana.

Após a eucaristia terá início a programação oficial promovida pela administração municipal no Ver-o-Peso, com o tradicional parabéns e o bolo de aniversário.

Ao longo do dia a TV Nazaré irá exibir o especial “Belém do Erudito”, que promete mostrar um outro lado da capital, incluindo a memória dos casarões, o dialeto paraense e os clássicos eruditos de artistas da terra. Com apresentação de Marco Valério Reis e Larissa Cristina, a produção vai ao ar às 12h, 19h e 22h do dia 12 de janeiro.

Rádio Nazaré

A Rádio Nazaré FM, 91,3 Mhz, já está desde a segunda-feira, 9, com programas e participações especiais na grade de programação em comemoração ao aniversário da cidade.

Passaram pelos estúdios da emissora a doutora Carmen Costa, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) que falou sobre doenças alérgicas causadas pelas mudanças climáticas, durante o programa “Saúde e Cidadania” do dia 9, e o Vigário Geral para a Pastoral da Arquidiocese, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata (Cid), que abordou o tema “Fundação de Belém e Missões religiosas” no programa “Igreja Ponto a Ponto” que foi ao ar na manhã da quarta-feira, 11.

No período da tarde, o historiador, Michel Pinho, falou sobre a arquitetura, construção de igrejas, casarões e o povoamento urbano, além de curiosidades sobre nomes de ruas da Cidade Velha. No programa “Varanda Musical” o músico, Allan Carvalho, apresentou canções autorais e partilhou com os ouvintes um pouco da musicalidade e cultura da nossa região.

No dia do aniversário, o programa Varanda Musical irá contar com a presença da irmã Marília Menezes, da Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo. A irmã, que é filha do falecido poeta, Bruno de Menezes, herdou do pai o talento com as palavras e escreveu um poema em homenagem à cidade que foi vencedor da 4ª edição do concurso “Cidade de Belém” promovido pela Academia Paraense de Letras. A obra intitulada “ Meu poema para Belém” será premiada na sede da instituição no próximo dia 31 deste mês. Saiba mais aqui

Às 16h30 o chef de cozinha, Paulo Anijar, irá falar sobre as peculiaridades da gastronomia paraense, além de dar dicas de temperos típicos e ensinar uma receita ao vivo.

Portal Nazaré

O Portal Nazaré e as mídias sociais da FNC estarão unidos para a cobertura das homenagens. Acompanhe também as transmissões da TV e Rádio Nazaré em tempo real,  pelo portal ou pelo canal do YouTube. Acesse os links: