Nossa Senhora do Ó é a oitava região episcopal

Foto: Arquidiocese de Belém.

No último domingo, 26, a Arquidiocese de Belém instalou a região episcopal Nossa Senhora do Ó, oitava da Arquidiocese. O momento ocorreu em Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, no distrito de Mosqueiro.

A Região Episcopal Nossa Senhora do Ó vai atender Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara e ficará com as paróquias Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara, São Pedro Pescador, Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Nossa Senhora do Ó e área missionária São Francisco do Murinim.

A instalação das Regiões Episcopais é uma necessidade Pastoral para facilitar a administração dos bispos e o dinamizar a evangelização e o trabalho missionário. Desta forma permite que padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas façam o trabalho de evangelização, formação favorecendo o atendimento de todo o território da Arquidiocese de Belém, aproximando cada vez mais a Igreja do seu povo.

A oitava região da Arquidiocese foi desmembrada da Região Episcopal Menino Deus, que devido ao crescimento da população e a criação de novas paróquias, surgiu-se a necessidade de dividir para facilitar o serviço missionário. Com o surgimento da nova região, o padre Hélio Fronczack assume como o primeiro Vigário Episcopal.

A partir de agora, a Região Menino Deus permanece abrangendo Ananindeua e Marituba com as 12 paróquias: Menino Deus, Bom Pastor, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Julia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X e a área missionária São Paulo Apóstolo.

A Região Episcopal Menino Deus é uma das mais antigas da Arquidiocese e foi desmembrada pela segunda vez.  Nesta nova configuração o padre Ederaldo da Mata Silveira assume como o Vigário da região. A primeira vez foi em 2005 para a criação da Região São Vicente de Paulo.

Regiões Episcopais

As Regiões Episcopais na Arquidiocese de Belém foram criadas em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, oitavo Arcebispo de Belém (1990-2004). Na época criou-se as Regiões de Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana que atendiam a capital, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro que atendia Capanema e São José atendia Castanhal e as proximidades.

Com a criação de outras dioceses, como Castanhal e Bragança, a área atendida pela Arquidiocese de Belém reduziu-se às regiões Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana. A partir dessas foram criadas Santa Maria Goretti, São João Batista, São Vicente e Coração Eucarístico de Jesus.