Nota da Arquidiocese de Belém sobre a violência

A Arquidiocese de Belém comunica que no início da noite de ontem (14), a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi vítima de assalto por cinco indivíduos armados. Os mesmos renderam a segurança, administração e demais funcionários e levaram importância em dinheiro da paróquia e pertences dos colaboradores. Afirmamos que com a graça de Deus não houve feridos por ações dos meliantes.

As autoridades competentes à segurança pública foram acionadas pela Paróquia de Fátima, mediante boletim de ocorrência, a qual já desenvolvem ações de investigações sobre o assunto.

A Arquidiocese repudia ações de violências contra qualquer entidade, pessoas ou instituições, de qualquer denominação.

Lamentamos esta situação de violência em nossa cidade, que continua tomando grandes proporções, mesmo diante de tantas ações que a sociedade tem promovido para redução das ocorrências. Assim como a Igreja tem buscado os meios, como o “Diálogo para a Paz” promovido na semana passada, dia 09, com organismos de segurança e prevenção à segurança pública.

Recentemente a Igreja Católica realizou a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), oferecendo contribuições à sociedade, em vista da violência, cujos índices se tornam alarmantes no país.  A Igreja de Belém trabalha para promoção da Paz em nossa cidade através de ações que envolvem a sociedade.

Agradecemos as mensagens de apoio e solidariedade recebidas de fiéis paroquianos e do povo de Deus neste momento que passamos.

A todos chegue a nossa benção de paz.

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará